terça-feira, 27 de abril de 2010
FALA CAIÇARA NENÊ VELOSO ....Escola Dr. Esteves da Silva , um pouco sobre sua história
Uma professora da 5ª série do Grupo Escolar Dr. Esteves da Silva pediu aos alunos que falassem sobre Washington de Oliveira (Seu Filhinho). Ora! O que tem a ver um comerciante, dono de farmácia, com a escola? Não tinha nenhum vínculo, a não ser quando foi aluno, como eu, meus avós, pais, irmãos, meus filhos e hoje meus netos e todos os demais ubatubanos. Pela pesquisa solicitada, eu acho que esta professora não sabe nem o que ela está fazendo lá.
O correto seria que pedisse aos seus alunos um trabalho de pesquisa sobre a fundação da Escola em que estudam, para que todos saibam quem é o patrono e sua biografia, o primeiro diretor, os professores e funcionários de fundação, e os demais mestres do passado pós-fundação, que continuam ignorados dentro da própria escola. Ou ainda, trabalhos sobre os vultos de nossa história: Anchieta, Nóbrega, Professor Thomaz Galhardo, Gastão Madeira (o precursor da aviação), Condessa de Vimieiro, Dona Maria Alves, Jordão Homem da Costa, Dr. Félix Guisard Filho e centenas de outros homens que fizeram Ubatuba.
Conforme consta na Ata da Instalação, em 18/07/1896, foi constituído o primeiro corpo docente do Grupo Escolar Dr. Esteves da Silva, pelos seguintes professores: Diretor: PROFº LUIZ MARIANO BUENO - Professores: FRANCISCO LOURENÇO DOS SANTOS, FRANCISCO DE PAULA CORTEZ E BENEDITO JUVENAL DE ESCOBAR E AQUINO (os sucessores residem na cidade) - Pessoal Administrativo: Porteiro – JOSÉ JOAQUIM DA GRAÇA, Servente – BENEDITO FRANCISCO DE PAULA.
A professora ADELAIDE MARIA GOMES GODOY, por volta do ano de 2005, foi transferida da cidade de Pindamonhangaba para ocupar o cargo de Diretora do Grupo Escolar Dr. Esteves da Silva em Ubatuba. Aqui chegando, o seu primeiro ato foi dar início ao resgate histórico da escola, convidando os ex-alunos a comparecerem na escola, para relatar fatos pitorescos e fotos do tempo em que freqüentaram a escola. Muitos alunos compareceram atendendo o pedido da Diretora. Eu contribuí com a foto do primeiro diretor, da sua residência, certidão de óbito e outras informações. O arquivo histórico foi montado e ficou exposto em uma das salas da escola, por várias semanas. Mas quando tudo estava engrenando, a diretora foi transferida, e tudo foi desativado. Esta é a verdadeira Ubatuba, quando tudo está indo bem, vem à força do mal. Então, vamos contratá-la para a presidência da Fundart ou para titular da Secretaria Municipal de Educação. Tenho a certeza, que tudo iria funcionar como um fuso. Sistema esse, que os políticos e os “holerites” de plantão odeiam.
De curva de rio, Ubatuba foi promovida a CANTO. Na curva do rio todo tipo de entulho fica encalhado, mas quando vêm as águas de março, o rio transborda e a fúria das águas limpa tudo. Já o canto, junta todas as sujeiras. Você varre e ainda fica. Vem o vento, forma um rodamoinho e não consegue limpar, e ainda espalha o que sobrou por todos os cantos. Eu digo isso porque outro dia eu ia passando em frente à escola Tancredo Neves quando um aluno bradou um palavrão no recinto da escola, precisamente no pavimento superior, que estremeceu até a rua. Eu respondi no mesmo tom: – Seu boca de esgoto! - Será que este palavrão já se encontra no site “Think.com”? O aluno foi exemplarmente punido ou condecorado? O Relatório Anual da Oracle Fundation cita projeto de Ubatuba como exemplo. Taí...
Nota do Editor: Francisco Velloso Neto, é nativo de Ubatuba. E, seus ancestrais datam desde a fundação da cidade. Publicado no Almanak da Provícia de São Paulo para o ano de 1873. Envie e-mail para thecaliforniakid61@hotmail.com
FONTE :
http://www.ubaweb.com/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário