segunda-feira, 19 de abril de 2010

Biblioteca Pública de Ubatuba completa 40 anos em outubro

Quinta-Feira, 23 de Agosto de 2007



Por: Depto. Imprensa - Prefeitura Municipal de Ubatuba

A biblioteca pública “Ateneu Ubatubense”, criada por meio do decreto 52 em 28 de outubro de 1967, durante a gestão do prefeito Ciccillo Matarazzo, completa 40 anos no próximo dia 28 de outubro. Entre as ações programadas pela Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) está a homenagem a ser prestada a Jenny Bueno, a primeira bibliotecária, admitida no cargo em 1960, pelo prefeito Wilson Abirached.

Dona Jenny, como ficou conhecida por várias gerações, foi voluntária como enfermeira da Cruz Vermelha na Revolução Constitucionalista de 32, veio para Ubatuba em 1956, onde constituiu família, casando-se com Manoel Bueno dos Santos, com o qual teve 5 filhos: Inês, José, Suely, Francisco e João.
Após a constituição da biblioteca, Dona Jenny teve que se ausentar da cidade para fazer os cursos preparatórios e assumir pessoalmente a compra de livros e material necessário com os parcos recursos repassados pela prefeitura. Seu filho, José, diz que as dificuldades enfrentadas pela mãe eram grandes, mas a vontade de cumprir a missão era maior ainda. A Fundart deverá destinar um espaço com seu nome bem como a colocação de uma foto.

- A Biblioteca Municipal “Ateneu Ubatubense”:

Com acervo de aproximadamente 25 mil volumes, inclusive no sistema Braille, a Biblioteca Municipal atende principalmente o público estudantil, mas contém exemplares de diversos autores brasileiros e estrangeiros para todas as idades. Para o empréstimo de livros, o leitor deve providenciar a carteirinha de sócio, levando uma foto 3x4, comprovante de endereço e documento de identidade. O acervo de livros é aberto e o leitor pode manusear livremente as estantes e escolher a obra de sua preferência.



A Biblioteca Municipal funciona na Praça 13 de Maio, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados, das 9h às 13h.

FONTE :
http://www.clicklitoral.com.br/05425.html

Nenhum comentário: