Em Ubatuba, na década de 70 existia uma rivalidade no futebol entre o Esporte Clube Itaguá e o Brasília Atlético Clube (BAC), esta rivalidade se estendeu para o carnaval. Depois da criação da Escola de Samba GRES “Mocidade Alegre do Itaguá”; nasceu GRES “Brasília”(centro). No futebol a disputa era acirrada, um ano ganhava o Itaguá, no outro, o Brasília.
No carnaval, em apenas dois anos de competições entre as duas escolas, o Itaguá por ser mais experiente e por saber explorar os quesitos do enredo, num carnaval mais técnico, faturou o bi-campeonato. Naquele ano o Brasília, segundo a opinião do público, deveria ter ganho, pelo banho de luxo que deu no Itaguá. O Brasília não se conformou com essa derrota, achando que houve “cachorrada” por parte dos jurados.
Nasceu aí a Caxorrada. Um Bloco formado a principio apenas pelos componentes da Escola de Samba Brasília, que numa marchinha, satirizaram de forma irreverente os jurados que deram a conquista do carnaval para o Itaguá. Eram homens vestidos de mulheres e mulheres vestidos de homens.
Mais uma derrota do Brasília, e mais uma cachorrada dos juízes, e o Bloco foi crescendo. A principio um estandarte, depois uma alegoria. Um fusquinha transformou-se num grande caXorrão e a cada moda social ou cada fato político e econômico que acontecia no decorrer do ano, o caXorrão vinha com cara nova e assim era batizado: CÃOmisinha, CÃOcruzado, choCÃO de verão, CÃOmeta DE HALLEY e tantos outros. Ano passado tivemos o BARACÃO, em homenagem a Barac Obama.
O Bloco da Caxorrada completa 32 anos de existência e vamos ver qual será o tema e o nome do caxorrão neste carnaval de 2010.
FONTE : http://www.ubatubaemrevista.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário