sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010
2005 : FUNDART INFORMA
Maria Comprida, a vedete das canoas
Outra personagem ilustre que está tendo sua história resgatada pelo projeto é a Maria Comprida, uma canoa de quase 10 metros de comprimento, que tem muitas aventuras para contar. Ela foi esculpida no final dos anos 60, ganhou grandes competições e viajou longas distâncias. O CD é a reprodução do diário de navegação da Maria Comprida, um trabalho originalmente desenvolvido pelo professor Joaquim Lauro. O diário registra a jornada da canoa de Ubatuba a Santos, em homenagem à Paz de Iperoig. Outra façanha da Maria Comprida foi a viagem de Ubatuba a Paraty, também contada no "diário de bordo".
Ubatuba lança CDs que retratam sua história
A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart) lançará, na próxima segunda-feira, 19, uma coletânea digital contendo informações históricas sobre a cidade. Esse material é resultado de um longo trabalho de pesquisa e resgate de documentos e depoimentos de personagens ubatubenses. O lançamento acontece à partir das 19 horas, no Casarão da Fundart, que fica na Praça Anchieta, centro da cidade.
Os CDs, que estão sendo desenvolvidos pelo Grupo Setorial de História e Geografia da Fundart, desde o início deste ano, poderão ser requisitados por qualquer pessoa, mediante assinatura de um termo de compromisso, justificando a utilização do material e assumindo a responsabilidade de ceder para o município um exemplar da pesquisa ou tese desenvolvida a partir do material.
Segundo Carlos Rizzo, coordenador do projeto, o objetivo dessa compilação é fornecer aos estudantes e pesquisadores um material histórico confiável. "Em contrapartida, nós gostaríamos de adquirir também as novas pesquisas desenvolvidas em nosso município. Muita coisa se perdeu com o tempo, nós estamos tentando recompor a história com os fragmentos que restaram, por isso, a contribuição de pesquisadores e acadêmicos é sempre muito importante para nós."
Gastão Madeira, dos pássaros ao Avião
O primeiro CD tem como nome "Gastão Madeira, dos pássaros ao avião" e traz à tona a história do homem que viveu em Ubatuba e foi o verdadeiro "pai da aviação". O material para esse CD teve início com um projeto do arquiteto Luiz Carlos Lima, que é especializado em aeromodelismo. Ele começou a buscar todo o material referente a Gastão Madeira para preparar as festividades de 100 anos de aviação, que será realizada em junho de 2006. O projeto foi aprovado pelo Grupo Setorial de História e Geografia da Fundart. Foram encontradas patentes francesas do desenvolvimento do trabalho de Gastão, bem como jornais da época, datados de 1899 e uma separata da edição de 1937 do Instituto Histórico e Geográfico, em que Gastão é reconhecido oficialmente como pioneiro da aviação.
Meu Bairro tem História
Outro material interessante é o CD "Meu bairro tem história", que traz 54 depoimentos de caiçaras antigos, que foram coletados pelos diversos grupos setoriais da Fundart, desde 1984 até 2005. Os depoimentos foram transcritos pela pesquisadora Fátima de Souza, que foi escolhida por ser caiçara e, conseqüente pela familiaridade com o "falar caiçara". O trabalho traz as histórias de bairros tradicionais da cidade, como: Bonete, Corcovado, Enseada, Fazenda da Caixa, Ilha Anchieta, Praia do Félix e outros, nas vozes de personagens como o Sr. Vladmir de Toledo Piza, por exemplo, que incentivou a vinda do Ciccilo Matarazzo para Ubatuba. Tem também uma entrevista de "Seo" Casemiro do Prumirim, com "Seo" Filhinho, explicando como ele fazia as curas com ervas e contando suas experiências como "inspetor de quarterão", uma espécie de "xerife", que por ter a confiança das pessoas, era "eleito" e tinha inúmeras responsabilidades na comunidade. Outros temas interessantes, como os carnavais, as danças, e as fazendas antigas permeiam esse CD, que traz também as fotos de todos os entrevistados. Para o ano que vem, todo o material radiofônico será transferido de K-7 para CD.
Ubatuba, de Felix Guisard
O terceiro CD reproduz digitalmente o livro "Ubatuba", de Felix Guisard, que foi escrito em 1940. Ele traz informações sobre problemas de saúde pública de Ubatuba na época, conta sobre a história natural, do ateneu e das lendas ubatubenses. Segundo Rizzo, atualmente, existem menos de 10 exemplares originais desse livro. "Um material como esse é fundamental para quem pretende estudar a história de Ubatuba e é freqüentemente requisitado na biblioteca. Por essa razão, nós pedimos a autorização da família e foi feita essa reprodução digital."
FONTE : http://www.ubaweb.com/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário