domingo, 24 de janeiro de 2010

ANO 2001 - Ubatuba cria albergue para migrantes

Litoral Virtual

Segunda-feira, 22 de outubro de 2001 - Nº 401

O avanço do número de migrantes sem abrigo que a cada feriado prolongado procuram um espaço na praças e ruas de Ubatuba fez com que a Secretaria de Assistência social elaborasse o Projeto Trampolim.


Pelo programa, migrantes sem vícios em álcool ou drogas, ou doenças graves como esquizofrenia, terão espaço em uma casa transitória até que estejam melhor estruturados.

A proposta é do secretário Edson Alves, que conseguiu autorização do prefeito Paulo Ramos (PFL) para utilizar uma área de 5.000 metros quadrados, no Sertão da Quina, e construir o lar.

Parte da verba será repassada pelo Estado. O custo para a implantação e de cerca de R$ 80 mil. A casa terá capacidade para atender 30 pessoas direto ou 80 que passam por triagem, higienização e se alimentam.

"A idéia é ter uma casa agrícola onde o migrante vai trabalhar com a terra", afirma o secretário.

Levantamento feito esse ano mostra que 305 migrantes foram recolhidos das ruas desde janeiro. Após triagem para saber onde estão suas famílias, a maioria recebe passagem para a cidade de origem.

Mesmo com essas providências, não é raro o migrante voltar para as ruas. Muitos deles, fazem disso sua vida. O catador de papelão Atírzio Ferreira de Souza, 34 anos, disse que tem família em Ubatuba, mas prefere ficar nas ruas. "Eu fico catando papel e durmo um pouco quando escurece." (Fonte: ValeParaibano)

Nenhum comentário: