quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

ANO 2007 : Elefante-marinho que fez escala em Ubatuba pode já ter seguido viagem



O animal era seguido por uma equipe do Aquário de Ubatuba, no entanto, ontem, 19 de junho, ele foi perdido depois de submergir



Na segunda-feira, dia 18, um elefante-marinho com cerca de três toneladas, cinco metros de comprimento e sete anos de idade, chegou à cidade de Ubatuba provavelmente trazido por correntes marítimas. O animal está na região para trocar de pelagem e descansar, segundo Paula Baldassin, veterinária do Aquário de Ubatuba responsável pelo animal. A cada ano de vida que um elefante-marinho completa, ele troca de pêlo.

Com a ajuda de um barco, a equipe do aquário gerenciada por Paula seguia o animal e monitorava seu comportamento tanto para cuidar dele como para impedir que as pessoas tentassem alguma aproximação, já que ele pode ficar perigoso quando se sente ameaçado.

Na terça, dia 19 de junho, o elefente-marinho nadou pela costa central de Ubatuba onde submergiu e não foi mais visto pela equipe. Um chamado do Instituto de Pesca de Ubatuba informou que o animal estava nadando em suas proximidades, porém quando a equipe chegou ao local, ele já havia saído. O aquário enviou um alerta para todas as embarcações e estabelcimentos costeiros para avisarem caso o vissem.

Essa não foi a primeira vez que um elefante-marinho chegou na cidade, no ano passado, outro também foi parar em Ubatuba. Segundo a veterinária, é normal que esses animais apreçam na costa. "Há registros de elefantes-marinhos em Fernando de Noronha, não é anormal um aparecer aqui. E ainda pode haver mais em outras regiões da costa que ninguém tenha visto, eles são atraídos pelas águas quentes", explica.

Na verdade, o fato de o elefante-marinho estar desaparecido, pode ser um bom sinal. Já que ele só estava na região para descansar e trocar a pelagem, ele pode ter julgado que já estava pronto para partir.


O Aquário de Ubatuba

Alimentação de filhote de golfinho

O Aquário de Ubatuba foi inaugurado em Fevereiro de 1996 por um grupo de oceanógrafos. Seus principais objetivos são a educação e a pesquisa voltadas à conservação dos mares. No aquário são exibidos diariamente, documentários sobre a vida marinha e ministrados cursos de extensão para universitários, palestras, além de estágios pelos 42 convênios que a instituiçãomantém com grandes universidades paulistas.

O trabalho de resgate e reabilitação é realizado desde 1998 pelo aquário em parceria com o Instituto Argonauta para Conservação Marinha, ONG sem fins lucrativos sediada em Ubatuba.

Leia mais:

Site do Aquário de Ubatuba: http://www.aquariodeubatuba.com.br/

20/06/2007

FONTE :
http://www.nautica.com.br/noticias/viewnews.php?nid=ultecd37da2f6b75986ea779d85b0ebe784

Nenhum comentário: