quinta-feira, 29 de outubro de 2009
Associação de Cruzeiros Marítimos propõe inserir Ubatuba em sua rota
LITORAL VIRTUAL - Segunda-feira, 17 de fevereiro de 2003 - Nº 724
Antonio Luiz Bischof, presidente da Comtur (Companhia Municipal de Turismo de Ubatuba), esteve na última quinta-feira, 13, na cidade de Ilhabela com representantes da Associação Brasileira de Terminais de Cruzeiros Marítimos/BrasilCruise, onde fizeram a proposta de inserir Ubatuba na rota da Associação. Bischof foi acompanhado dos representantes do Grupo Empresarial Náutico de Ubatuba, Nicolas Tsiftsoglou e Luiz Felipe Azevedo, do presidente do Conselho Administrativo da Comtur, Eugênio de Camargo Leite, dos secretários do Meio Ambiente e do Turismo, Virgílio Barroso e Sérgio Carvalho. O encontro foi organizado pelo secretário de Turismo de Ilhabela, Ricardo Fazzini Dias.
Na chegada, Bischof e sua comitiva foram recepcionados pelas autoridades locais e ouviram as explicações sobre o conteúdo da proposta. Em seguida embarcaram em visita no navio Island Scap, onde conheceram todas as suas instalações. Segundo Bischof, a proposta é associar Ubatuba na BrasilCruise que tem como principais objetivos a divulgação e a representação dos interesses dos portos turísticos junto às companhias de cruzeiros e desenvolver normas de utilização dos terminais de forma que privilegiem as economias locais. Para esta associação há um custo que não foi discutido. Mas, uma vez associado o município estaria cobrando do turista de cruzeiro uma taxa de utilização do terminal, para o seu desembarque.
Ao final, Bischof recebeu uma pasta com o detalhamento do projeto que será analisado pelo Grupo Empresarial Náutico e após conclusão será destinado ao prefeito Paulo Ramos (PFL) para saber do interesse. Para Bischof, esta cobrança de taxa do turista para o desembarque não é uma das melhores alternativas, já que em dezembro passado recebeu a proposta da Companhia Costa Cruzeiro, que promove turismo internacional pela costa brasileira durante o verão, que não prevê ônus ao turista. “A idéia é fortalecer o comércio com o fluxo deste turista com alto poder de compra. Mas, de qualquer forma esta proposta da BrasilCruise é um sinal de que o Cruzeiro Marítimo vai acontecer em Ubatuba. É apenas uma questão de tempo”, disse Bischof.
A Associação Brasileira de Terminais de Cruzeiros Marítimos/BrasilCruise foi fundada no ano passado e possui integralizado os portos de Vitória, Búzios, Cabo Frio, Rio de Janeiro, Ilhabela, Santos, Itajaí, Portobelo, Florianópolis, Jurerê e Manaus. O secretário Virgílio Barroso manifestou todo o seu apoio ao presidente da Comtur, colocando à disposição a sua secretaria do Meio Ambiente para auxiliar no que for preciso e de sua competência. Barroso acredita no potencial deste segmento para o fortalecimento da economia local. O vereador de Ubatuba, Andrade Henrique dos Santos (PAN), foi convidado por Bischof para fazer parte da comitiva, mas não pode participar em virtude de compromissos assumidos anteriormente e inadiáveis, segundo a sua assessoria.
Construção de píer - Bischof solicitou à Prefeitura de Ubatuba o remanejamento da verba de R$ 50 mil que seria para a execução de um projeto de marina na estrada do Caís, em convênio com o Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento às Estâncias), para a construção de um píer na avenida Leovigildo Dias Vieira, na praia do Itaguá, em frente à rua Bernardino Querido. Bischof disse que esta obra contará com o apoio da iniciativa privada. Este píer está projetado com 3 metros de largura com 80 metros de comprimento. As medidas são suficientes para atingir o calado de 1,80 metros na maré zero. “Com este píer concluído será possível o desembarque dos passageiros da Costa Cruzeiro e de outras companhias que tenham interesse em Ubatuba”, concluiu Bischof que lidera esta iniciativa há mais de um ano com diversos contatos em Brasília, Embratur e viagens ao Rio de Janeiro, Cabo Frio, Búzios e Ilhabela. (Fonte: ACS-PMU)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário