segunda-feira, 24 de agosto de 2009

UBATUBA - ANO 2005 :Bloco da CaXorrada retorna às origens e engrossa o caldo do carnaval de marchinhas

Este ano Ubatuba pretende resgatar o carnaval à moda antiga. Um carnaval voltado para a manifestação da cultura caiçara, com marchinhas, brincadeiras, fantasias e, principalmente, um carnaval dedicado às famílias, com segurança e organização. Essa é a proposta da prefeitura de Ubatuba, da Fundart (Fundação de Arte e Cultura) e da Secretaria de Turismo do município para a festividade de 2005 em Ubatuba. O Bloco promete resgatar o carnaval da família e da brincadeira de rua
Segundo o prefeito de Ubatuba, Eduardo César, o resgate da cultura popular é muito importante para que as manifestações caiçaras não deixem de existir. “Esse ano, estamos iniciando o resgate do carnaval sadio, folclórico e familiar. Nosso objetivo é resgatar, a cada ano, a cultura e a beleza do foclore caiçara”, explicou.
Para as crianças, será realizado o baile infantil, no Ginásio de Esportes Tubão, nas tardes de sábado a terça-feira, sempre a partir das 14h00.Além dos desfiles tradicionais na avenida, acontecerá o Baile Popular na Praça Exaltação, com uma banda formada por músicos da Lira Padre Anchieta tocando no coreto. A banda recordará marchinhas antigas durante as quatro noites de carnaval, a partir das 21h00.
Carnaval sem malícia
Combinando com o carnaval à moda antiga, que renasce em Ubatuba, o tradicional Bloco da CaXorrada voltará a tocar marchinhas com o acompanhamento de instrumentos de sopro e bateria show, relembrando seu primeiro desfile, há 27 anos.
O bloco preparou também uma marchinha inédita. Esse bloco é conhecido no Brasil inteiro, por levar às ruas de Ubatuba, todos os anos, centenas de homens vestidos de mulheres e mulheres vestidas de homens.
Em 2005, o Bloco da CaXorrada promete resgatar o carnaval da família e da brincadeira de rua. Segundo o compositor das marchinhas e um dos fundadores do bloco, o folião Julinho Mendes, “a intenção é resgatar o carnaval sem malícia, com fantasias que agradam tanto aos turistas quanto às famílias da nossa terra”.

A história da CaXorrada

O Bloco da Caxorrada estreou na avenida de Ubatuba na década de 70, resultado de uma antiga rivalidade entre os times de futebol Esporte Clube Itaguá e Mocidade Alegre do Itaguá. Essa rivalidade se estendeu ao carnaval quando os dois times resolveram criar as escolas de Samba GRES “Mocidade Alegre do Itaguá” e “GRES Brasília”.
No futebol, a disputa era acirrada: um ano ganhava o Itaguá, no outro, o Brasília. No carnaval, em apenas dois anos de competições entre as duas escolas, o Itaguá, por ser mais experiente e por saber explorar os quesitos do enredo, num carnaval mais técnico, faturou o bi-campeonato.
O público, porém, achou que o Brasília merecia o título, pela beleza do desfile. O Brasília não se conformou com essa derrota, achando que houve “cachorrada” por parte dos jurados. Assim nasceu o Bloco da Caxorrada, como forma de protesto. Através das marchinhas, eles satirizavam de forma irreverente os jurados, que votaram através de um “X”, deram a vitória do ao Itaguá. Desse carnaval em diante, o bloco só aumentou.

Fonte:Imprensa Livre - Data:31/1/2005

Nenhum comentário: