sábado, 1 de agosto de 2009

Portal da Maranduba valorizará região Sul de Ubatuba

JORNAL A SEMANA NA REDE ; Ubatuba 11 de Maio de 2002 Edição Nº 183 Ano III


A conclusão da obra de instalação do portal da Maranduba só depende da decisão da Sabesp de atender a exigência do DER (Departamento de Estradas e Rodagens), que solicitou a mudança da passagem de uma adutora que abastece o bairro da Tabatinga. Esta adutora passa pelo local da obra e está atrapalhando o trabalho de drenagem.
A escolha do local para a instalação do portal foi totalmente técnica. Sua posição geográfica fica próxima ao marco de divisa entre os municípios de Caraguatatuba e Ubatuba. Outro aspecto que estimulou a decisão do local foi a valorização da região sul e de seus moradores, que terão uma obra de rara beleza estética e urbanística.
Segundo a unidade regional da Sabesp em Caraguatatuba, o DER informou ao órgão e solicitou um projeto para a mudança de local da adutora. O estudo foi desenvolvido. O DER devolveu pedindo uma maior adequação, dentro de diretrizes técnicas. O DER exige a mudança da adutora sem o rompimento da rodovia, o que torna o projeto complexo e a aplicação de técnicas apuradas à realização da obra.
Hoje, a obra do portal da Maranduba encontra-se com cerca de 70% do serviço do dreno concluído. São 250 metros lineares para captação e escoamento de água pluvial. Agora, para a conclusão desta etapa necessita-se da remoção da tubulação da rede da Sabesp. A concretagem das sapatas de fundação, que receberá a estrutura, já está totalmente pronta.
O projeto original teve diversas alterações, por exigências do DER para aprovação. Com isso, a Prefeitura alterou o tipo de pavimentação asfáltica e implantou um novo sistema de drenagem. Houve, também, um aditamento de tempo solicitado pela Prefeitura ao Governo do Estado, para não perder o convênio da obra.
O portal será em estrutura metálica com cobertura em arco. A largura será de 16m, altura de 14m e profundidade de 56m. No centro do portal haverá um painel lumionoso. Haverá a reurbanização da área, com estacionamento dos dois lados da pista para 20 veículos, calçamento com acesso para deficientes ao Centro de Informações Turísticas (CIT) que haverá no local.
A Comtur (Companhia Municipal de Turismo) assumirá e administrará o CIT que será reformado e adaptado na escola desativada, que fica localizada em frente à obra do portal da Maranduba. A obra é um convênio com o DADE (Departamento de Apoio das Estâncias) no valor de R$ 352.800,00. A empresa licitada e responsável é a Gama Engenharia.
A Secretaria de Obras informou que após a execução da obra da Sabesp, a Prefeitura estará concluindo o Portal da Maranduba em até 60 dias. O prefeito de Ubatuba, Paulo Ramos (PFL), afirmou que está totalmente empenhado para a viabilização deste Portal, que valorizará ainda mais à região Sul do município.

Nenhum comentário: