A igreja Presbiteriana em Ubatuba foi fundada em 28 de novembro 1880. Foi assim o registro no seu primeiro livro de atas: "História da Igreja Presbiteriana de Ubatuba até a sua organização. No ano de 1868, chegaram as mãos do Sr José Joaquim Fernandes Lima, morador na cidade de Ubatuba, alguns folhetos evangélicos contendo sermões avulsos do Reverendo Rayle. A leitura destes folhetos despertou no Sr Lima um grande interesse religioso a ponto de desejar saber em que livro se achavam as muitas citações e referências que continham aqueles folhetos. (Contava Dona Fausta Lima, que faleceu, em novembro de 1959 com 97 anos, que seu pai que era comerciante, encontrou os tais folhetos dentro de um caixote que recebeu com mercadorias da cidade do Rio de Janeiro. Quem colocou dentro do caixote os folhetos? Fora por acaso ou propositadamente, com o fim que eles realmente vieram ter?). Um companheiro de trabalho do Sr Lima, que há havia assistido a pregação do Evangelho na Corte, contou-lhe que aquelas citações eram extraídas da Bíblia Sagrada.
Foi esta a primeira notícia que o Sr Lima teve da Palavra de Deus, tendo já nesse tempo 41 anos de idade. Mandou logo vir do Rio de Janeiro um exemplar da Bíblia, e deste modo chegou a Palavra Divina ao seu coração. A leitura das Escrituras Sagradas e de alguns outros livros que depois obteve, o convenceu logo de que a religião em que fora criado, não era a religião ensinada por Jesus e pelos seus apóstolos.
Em outubro de 1874, o Sr Lima mandou comprar alguns livros religiosos na livraria Evangélica da Corte. Esses livros foram embrulhados em um número da Imprensa Evangélica, jornal que até ali o Sr Lima não conhecia. Os artigos deste número da imprensa agradaram-lhe tanto, que mandou assiná-la, e arranjou ainda muitos assinantes em Ubatuba.
Em agosto de 1877, tendo o Sr Lima a notícia de que o Sr Cândido Joaquim de Mesquita estava pregando em Paraty, mandou-lhe em telegrama perguntando-lhe se pretendia vir até Ubatuba, e recebendo resposta afirmativa, mandou animais e um camarada para conduzi-lo de Paraty a Ubatuba. No dia 18 de agosto chegou o Sr Mesquita acompanhado pelo Sr Manoel José de Oliveira Valença, colportor da Sociedade Bíblica Americana.
No mesmo dia, às sete horas da noite, o Sr Mesquita fez a sua primeira pregação na casa situada a Rua Direita canto da Rua da Praia de propriedade do Sr Capitão Assunção.
A pregação continuou diariamente até o dia 28, sendo a freqüência de 150 a 200 pessoas. A 26 de julho de 1878, chegou o Sr Mesquita a Ubatuba pela segunda vez, e pregou durante cinco noites no Teatro daquela cidade. A 7 de novembro de 1879, o Sr Mesquita visitou ainda Ubatuba, a pedido do Rev. Houston, e nesta ocasião a pregação teve lugar na casa do Sr Lima. A 27 de fevereiro de 1880, chegou a Ubatuba o Rev. Houston pastor da igreja Presbiteriana da Corte, e ali se demorou cinco dias, pregando O Evangelho. Celebrou pela primeira vez a Santa Ceia do Senhor no dia 4 de março, professando a sua fé e recebendo o sacramento do batismo as seguintes pessoas: José Risa do Miranda, Maria Cândida do Carmo Souto, Adelina Leontina do Souto, Ana Carolina do Souto, Bazilia Maria da Conceição, Alexandrina Francisca Louzada, Manoela Maria da Silva Souto, Manoel Francisco Lozada.
Foram também batizados os menores Manoel, Guilherme e Maria, filhos do casal, Manoel Francisco Louzada e de Maria Martinha Lozada. Estes atos tiveram lugar na casa do Sr Lima à Rua São Salvador, 07, e nesta e nas outras ocasiões, era sempre o mesmo Sr Lima que arranjava a sala para o culto, fornecia cadeiras, bancos e luzes. Convidava o público para a pregação e hospedava em sua casa o pregador. O Pr Houston celebrou também nesta ocasião o casamento do Sr Manoel Francisco Louzada com a Sra Manoela Maria da Silva Santos. No dia 11 de junho de 1880, chegou a Ubatuba o Pr Antonio B. Trajano e pregou durante algumas noites a um grande e atencioso auditório. Celebrou também pela segunda vez a Santa Ceia do Senhor a 13 de junho, professando a sua fé, e recebendo o sacramento do batismo as seguintes pessoas: Luzia Felizardo Cabral, Ana Carolina Cabral e Costa, Maria Balbina do Souto, Fausta da Silva Lima. No dia 16 de junho, o Pr Trajano celebrou o ato de casamento do Sr Candido José dos Santos com a Sra Alexandrina Francisca Louzada, e no dia 19 retirou-se para a Corte, tendo pregado todas as noites em que esteve na cidade. A 24 de novembro de 1880 o Pr Trajano visitou novamente Ubatuba, e ali, pregou durante cinco noites consecutivas. Celebrou a Santa Ceia no domingo dia 28 de novembro e no mesmo dia as cinco horas da tarde organizou a Igreja Presbiteriana de Ubatuba, estando presentes todos os irmãos professos e muitos interessados no Evangelho.
Assim brotou e cresceu a boa semente da Palavra Divina, semeada na cidade de Ubatuba. Na ausência de pregadores, o Sr Lima sempre dirigia os cultos.
fonte : www.ubaweb.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário