sábado, 7 de março de 2009

CONHEÇA A BIBLIOTECA MUNICIPAL DE UBATUBA

Com acervo de aproximadamente 25 mil volumes, inclusive no sistema braille, a Biblioteca Municipal é administrada pela Fundart atendendo principalmente o público estudantil.

Nas datas institucionais, como por exemplo: Dia do Índio, do Folclore, Independência do Brasil, aniversário da cidade, é que os alunos mais procuram a biblioteca.
Mas não apenas as pesquisas escolares que movimentam o dia-a-dia dos livros. É grande o número de empréstimos verificados diariamente. Paulo Coelho lidera a preferência dos leitores. Zíbia Gasparetto, Sidney Sheldon e Agatha Christie também não deixam seus livros parados nas estantes.
Para o empréstimo de livros, o leitor deve primeiramente fazer sua carteira. A carteira é feita automaticamente sem espera.
O acervo de livros é aberto e o leitor pode manusear livremente as estantes e escolher a obra de sua preferência.

--Sistema Braile--

A Biblioteca Pública Municipal Ateneu Ubatubense, conta hoje com um setor em braille. Quarenta e seis títulos e oito fitas cassetes, integram o acervo totalizando cento e noventa e um volumes.
Podemos encontrar autores e livros consagrados tais como: O Guarani - José de Alencar, O Homem e o Tempo - Raquel de Queiróz, Noite na Taverna - Alvarez de Azevedo e, o Alquimista - Paulo Coelho, possibilitando ao deficiente visual a sua inclusão no mundo da literatura.
A leitura para deficientes visuais nasceu, de um sistema utilizado pela artilharia francesa no século XIX: a escrita noturna. Pontos em relevo eram gravados em um retângulo com 6 pontos de altura por 6 de largura, para leitura no campo de batalha.
Em 1.821 o capitão reformado Charlles Barbier, visitou o Instituto para Jovens Deficientes Visuais e apresentou o sistema, que foi aceito pela escola. Ali estava matriculado Louis Braille, menino cego de 12 anos de idade.
Braille estudou o método, aperfeiçou os sinais e criou o sistema utilizado até hoje em todo o mundo. Treinados, os deficientes visuais podem ler em média duzentas palavras por minuto. Na leitura visual, uma pessoa consegue ler mais ou menos duzentos e cinquenta palavras por minuto.

--Carteirinha--
01 foto 3x4 (atual;
01 Comprovante de residência (conta de água, de luz, ou de telefone atuais, ou seja, do mês anterior, ou o carnê de IPTU do ano vigente);
01 Documento original (RG, ou RG Escolar atual, ou Certidão de Nascimento ou de Casamento), e número de telefone fixo residencial ou para recados. (não pode ser celular).

Sua Carteira da Sócio da Biblioteca Pública Municipal é um documento pessoal e intransferível!

OBS.: A carteirinha será RENOVADA se a situação do SÓCIO estiver regularizada, ou seja, "livros devolvidos e dívidas pagas".

--Endereço--

Praça 13 de Maio, nº 52 - Centro


FONTE : FUNDART

Nenhum comentário: