terça-feira, 27 de janeiro de 2009

MONUMENTOS : CASARÃO DO PORTO



Construído em 1846 pelo armador português e cafeicultor Manoel Baltazar da Cunha Fortes que aportou no Brasil com a vinda da Família Real, em 1808.

De Portugal foram importadas as vigas, os gradis, os portais e as cantarias. É um dos mais belos exemplares da arquitetura urbana portuguesa que surgiram a partir de 1840 nas vilas do planalto,alternando e mesclando técnicas brasileiras e européias. As paredes internas foram pintadas pelos franceses. No andar térreo funcionava o armazém com comércio de sal, cereais e outras mercadorias.

A parte superior serviu de residência para a família até 1926 quando suas instalações abrigaram o Hotel Budapest que ali funcionou até 1934. Neste ano a propriedade foi vendida pelo herdeiro Oscar Costa à Companhia Taubaté Industrial (CTI) passando a servir de residência de veraneio para a família do industrial Felix Guisard.

Nessa época a propriedade sofreu várias alterações inclusive externamente com a construção, em anexo, de uma vila de casas destinadas às férias praianas dos funcionários da empresa.
E, 1959 foi tombada pela Secretaria do Patrimônio Histórico, Artístico e Arquitetônico Nacional (SPHAAN). Finalmente, em 1983, foi adquirida pela Prefeitura que nela instalou, em 1987, a Fundação de Arte e Cultura do Município onde até hoje funciona o Museu Regional.


FONTE: www.ubatubatur.com.br

Nenhum comentário: