sexta-feira, 21 de novembro de 2008

A CHEGADA DO PROGRESSO NA ALMADA

A CHEGADA DO PROGRESSO
Praia da Almada - anos 70


A estrada só chegou a Almada no final dos anos setenta. Antes disso, para chegar á cidade usava-se barcos, canoa a vela ou pela trilha. A abertura da estrada foi um acontecimento. Não só crianças, mas adultos também iam de encontro ás maquinas que devastavam a vegetação abrindo caminho para o progresso.
Lembro até hoje do barulho ininterrupto da maquina de esteira e do cheiro da terra retirada do morro. O que mais gostávamos era ver as pedras rolarem morro abaixo, devastando a vegetação, indo parar no mar.
A abertura foi num ritmo acelerado, todos na praia estavam encantados com a rapidez das maquinas, primeiro vinha á esteira e depois a plaina, uma maquina que alisava a estrada. Tinha uma que abria buracos para colocar bueiros, e nós apelidamos de ‘pernilongo’.
Ao chegar mais ou menos quinhentos metros da praia o serviço empacou. Um morador não permitia que as máquinas entrassem em suas terras. Ficando parado por mais de três meses. Uma tristeza para nós crianças que ficamos sem a companhia diária do aparelho barulhento e para os moradores que sonhavam com carros e ônibus na praia.
Graças a um acordo entre prefeitura e o proprietário, finalmente a estrada chegou e com ela tudo que vem junto com o progresso.
Postado por Fernando Florindo .
Blog : www.fernandodaalmada.blogspot.com

Nenhum comentário: