Pedro Carpinetti
Guaruça 02/09/2008 - 10h38
Falta uma política cultural para Ubatuba
Saudações sonoras!
Acompanho desde 1990 a cultura em Ubatuba e sabe o que melhorou? Nada! Pelo contrário, de lá pra cá muita coisa piorou! Pra dizer a verdade nua e crua, Ubatuba nunca, eu disse NUNCA, adotou uma política cultural de verdade no município. Talvez porque os prefeitos que por aqui passaram estivessem mais preocupados com o turismo. Mas, eles apenas se esqueceram de que cultura gera turismo! Quer exemplos? O Festival de Inverno de Campos do Jordão gira em torna da música, o Festival de Literatura de Paraty em torno da literatura, e, aqui do lado, em Caraguá, vimos a cidade atrair milhares de turistas com seu Festival de Verão, com apresentações de vários artistas renomados da música brasileira.
Viram?!
Mas em Ubatuba nós temos... Temos o quê mesmo? Ah! As praias! Sim, as praias cada vez mais sujas e poluídas, com seus ônibus de excursão.
Os míopes, os interesseiros e alguns pseudo-intelectuais (que não fazem nada a não ser dizer um monte de asneiras por aí) irão dizer: “Mas nós temos a Festa de São Pedro Pescador!”. Festa essa que não é divulgada nem a nível estadual e que, para quem a acompanha, já teve dias melhores.
Como seria bom se em Ubatuba nós tivéssemos um prefeito e vereadores que valorizasse a música, a literatura, o folclore local e todas as formas de cultura e arte! Seria ótimo! Mas, para isso, ele, ou eles, teriam que ter um pouco de cultura, e isso não depende de escolaridade!
Mas não custa continuar sonhando! Quem sabe meus netos ou bisnetos consigam viver em uma Ubatuba onde a cultura seja realmente levada a sério! Por isso, nessa época de eleição pense bem em quem votar! Veja se seu candidato tem uma verdadeira preocupação em implantar uma política cultural eficiente em Ubatuba ou se ele quer somente mamar nas tetas públicas durante quatro anos.
Político honesto e decente hoje em dia é tão raro quanto mulher casar virgem! Existem, mas é uma minoria! Basta apenas escolher certo! Até a próxima!
Nota do Editor: Pedro Carpinetti nascido em Ubatuba (SP) é professor de música e guitarrista. Mantém o blog Diário de um Tamoio
Nenhum comentário:
Postar um comentário