quinta-feira, 14 de agosto de 2008

O QUE É A FUNDART...

A Fundação

O que é?



A Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba foi criada em 1987, com o objetivo de desenvolver a política cultural do município. Mantida pelo poder público, é uma Fundação Pública de Direito Privado, administrada por uma Diretoria Executiva e pelo Conselho Deliberativo. É a FUNDART que cuida da cultura local e de todas as atividades e bens à ela relacionados.
A FUNDART mantém um calendário regular de exposições durante o ano e também oferece espaço para apresentações de teatro, dança e música, etc. Outros eventos do Município, como a tradicional Festa de São Pedro, a Semana de Anchieta e a Paixão de Cristo, também são co-organizadas pela Fundação.


O que faz?
A preocupação com as tradições folclóricas de Ubatuba está presente no trabalho de resgate e valorização das manifestações populares. Hoje, existem novamente na região grupos de Dança da Xiba, Congada, Dança da Fita, Folias de Reis e Folia do Divino Espírito Santo, que só voltaram às atividades por contarem com apoio da Fundação.
Outras formas de demonstração da cultura caiçara também têm sido desenvolvidas e mantidas pela Fundação, com o objetivo de resgatar a memória e os costumes locais, como o lançamento de CDs de artistas locais, a publicação de livros sobre os caiçaras e outros incentivos.

A Biblioteca Municipal, considerada uma das melhores do Litoral Norte é administrada pela FUNDART e a Banda Sinfônica "Lira Padre Anchieta", também é mantida pela Fundação.

Ensinar também está entre as prioridades da instituição. Para isso, existem as oficinas culturais e os cursos onde a população tem acesso ao aprendizado de várias formas de arte.

A FUNDART, que fica no Sobradão do Porto, pode ser considerada uma aula de história ao ar livre. O prédio, que é uma versão litorânea da arquitetura urbana que começava a aparecer na Europa a partir de 1840, foi tombado como Patrimônio Histórico Nacional.


- Diretoria Executiva
Diretor Presidente: Pedro Paulo Teixeira Pinto
Assessor Administrativo: Ronaldo Lopes
Assessor Cultural: Luis Carlos Frade
Assessora Jurídica: Maridete Sampaio Alves Cruz

Nenhum comentário: