Renato Teixeira, Sá & Guarabyra e João Ormond na
85ª Festa de São Pedro Pescador
Renato Teixeira faz parte de um grupo de músicos que todos já ouvimos muito. Suas composições se eternizaram não só em sua voz, mas em outras grandes vozes do cenário musical brasileiro. Algo importante para entender a sonoridade de Renato Teixeira é o conceito “folk”. Vindo do folk talk; a definição vem da palavra “povo” e do significado de “folclore”, ou seja, histórias que representam um determinado grupo, ou um povo. Bob Dylan, Woody Guthrie, Pete Seeger, Leon Gieco e outros representam o folk internacional. No Brasil, embora não sejamos acostumados com a definição, temos nomes como o de Renato Teixeira e Almir Sater. A música de Renato Teixeira não se trata de música de raiz, nem regional nem caipira. Essa influências existem, mas se colocam na base histórica.Sá & Guarabyra A dupla mantém o estilo libertário do rock internacional, sem perder o ritmo da música brasileira. Quando formaram o trio Sá, Rodrix e Guarabyra, nos anos 70, adotaram um estilo musical influenciado pelos grandes nomes do rock dos anos 70 (Bob Dylan, Beatles, Stills & Nash) e pela música caipira do interior do Brasil.Em 1973 o trio se separou. Sá & Guarabyra formaram uma dupla e emplacaram uma série de CDs de sucesso. No repertório estão sucessos como Mestre Jonas, Canção da Estrada e Hoje é dia de Rock e tantos outros, como Casa no Campo, gerado por Elis Regina. Com grande sucesso em toda a sua larga estrada, a dupla se apresenta sábado, dia 28, na 85ª Festa de São Pedro Pescador. Guarabyra tem hoje, restaurante na Praia da Fortaleza, em Ubatuba.João Ormond o violeiro do Pantanal mato-grossense. A obra de João Ormond expressa a rica e histórica encruzilhada da etno-musical característica do velho Mato Grosso, de cerrados e pantanais, de negros, ameríndios e migrantes que interiorizaram o Brasil. A esta matriz somaram-se as contribuições da fronteira espanhola, por onde chegaram a polca paraguaia, o chamamé, o guarânia, o tango e a valsa. Essa mescla resultou na formação basal da musicalidade e da cultura mato-grossense.O trabalho de viola de João Ormond é uma das mais expressivas revelações da paisagem poético-musical do Mato Grosso – Brasil, revelando uma hibridade de sons e composições que sintetizam o que há de mais fino na chamada música popular brasileira, arranjada no choro lírico da viola de pinho – não deixando esquecer, assim, aquilo que bem registrou o sociólogo e crítico literário Antonio Cândido: que o lençol caipira brasileiro partiu de São Paulo e se estendeu até às terras mato-grossenses. João Ormond se apresenta com patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura e antecede o show de Renato Teixeira.
Memorial Ciccillo Matarazzo
Inauguração no próximo dia 27 Será no próximo dia 27 deste mês a inauguração do Memorial Ciccillo Matarazzo, no prédio da Biblioteca Municipal “Ateneu Ubatubense”, à Praça 13 de Maio, nº 52. Na mesma ocasião a biblioteca será reinaugurada, inteiramente restaurada em todas as suas instalações.
Memória respeitada
Celso Teixeira Leite - jornalista
O projeto Memorial “Ciccillo Matarazzo” foi desenvolvido com o objetivo de documentar importante período da história política de Ubatuba, a partir de 1948, valendo-se de entrevistas, fotos de ex-prefeitos, documentos e depoimentos de seus familiares e de pesquisa junto a Câmara e Prefeitura Municipal. O memorial ocupa o gabinete de Ciccillo, prefeito de 1964 a 1969, antiga sede da Prefeitura mandada construir pelo homenageado, hoje abrigando a Biblioteca Municipal.A idéia foi criar um espaço dinâmico com alternativas de exposições contendo fatos históricos como a rebelião da Ilha Anchieta, a epopéia do telégrafo, da telefonia, da energia elétrica, o artesanato, o folclore, o futebol, o carnaval, os nossos escritores e poetas, enfim, lembrar e homenagear fatos e personagens que mereçam registro.
O projeto foi idealizado pela Prefeitura Municipal e contratado pela Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart, em 2007.Ubatuba sente-se honrada em poder homenagear um dos seus mais ilustres prefeitos, com destacada atuação como industrial e reconhecido internacionalmente como um grande mecenas, cuja principal criação foi a Bienal de São Paulo.
Centro de Inclusão Digital – novidade na biblioteca
O prédio da Biblioteca Pública contará com o Centro de Inclusão Digital. Quatorze computadores serão instalados para atender a população.Até então a cidade não contava com esse importante recurso, a não ser na Fazenda da Caixa, onde a Prefeitura Municipal, com o Governo Federal, inaugurou recentemente esse indispensável serviço.
Memorial Ciccillo Matarazzo e Centro de Inclusão Digital
Passam a compor o espaço da Biblioteca Municipal, que já planeja a informatização de seu acervo, o maior do Litoral Norte.
Anibra, Fundart e Prefeitura Municipal no Centenário da Imigração Japonesa
O Centenário da Imigração Japonesa, em Ubatuba, representou uma grande reunião e confraternização da colônia, o que há bom tempo não havia.A Anibra – Associação Nipo Brasileira de Ubatuba, inaugurou na Fundart uma exposição comemorativa do Centenário, na última quinta-feira, dia 12.De 13 a 15 foi a festa do Centenário, na Praça de Eventos da Avenida Iperoig. Grande público prestigiou o evento que marca a reativação da Anibra entre nós.
Itaguá promove mais uma Festa de Santo Antonio
A comunidade do Itaguá promove a Festa de Santo Antonio. São seis dias junto a capela do bairro. Começou sexta-feira passada e foi até domingo. Prossegue amanhã, sexta, sábado e domingo, quando termina.Barracas com comidas e doces, mais tainha assada e bingo tem reunido bom público durante a noite. O evento tem apoio cultural da Fundart e Prefeitura Municipal
Sapateado da Fundart
No Festival de Paraty O Grupo de Dança – Sapateado, sob a orientação da professora Adriana Menezes, participa nesse final de semana do V Festival Nacional de Dança de Paraty – RJ, representando Ubatuba. Sua última apresentação foi no Festival do Clássico ao Pop, em maio último, na Praça de Eventos da Avenida Iperoig.
Projeto do Teatro Municipal
foi apresentado na Unitau O projeto do Centro do Professorado de Ubatuba foi apresentado no auditório da Unitau, nessa última quarta-feira. Mais de duzentas pessoas aplaudiram a iniciativa da Prefeitura de Ubatuba.O Centro do Professorado de Ubatuba vai abrigar um teatro para 507 lugares, com instalações modernas que colocarão nossa casa de espetáculos entre as melhores do Estado de São Paulo. O início das obras está previsto para setembro/outubro. A sondagem do terreno já foi concluída e a licitação já foi publicada em edital. O Centro do Professorado será edificado na Praça Exaltação à Santa Cruz, que será reurbanizada.
Programação Cultural:
21 – Sábado
08h00– Folia do Divino
no Perequê-Açu
20h30 – Banda no Bairro - 8ª Festa de São Paulo Apóstolo – Banda Sinfônica “Lira Padre Anchieta” no Itamambuca
21h00 –Banda Axial Virtual
No Antigo Fórum – Praça Nóbrega, 54
22 – Domingo
08h00 – Folia do Divino na Estufa I e Estufa II
16h00 – Apresentações dos alunos do Projeto Musicalizar – Grupo Setorial de MúsicaAntigo Fórum – Praça Nóbrega, 54
20h30 – Música na Praça – Banda Sinfônica “Lira Padre Anchieta” na
Praça Exaltação à Santa Cruz
Acesse nosso site:www.fundart.com.br
Nossa cultura em um clique!
Nenhum comentário:
Postar um comentário