sexta-feira, 13 de junho de 2008

FUNDART INFORMA :

Festa de São Pedro PescadorUm patrimônio que alcança maioridade de 85 anos

De 25 à 29 de junho, Fundart e Prefeitura Municipal promovem a 85ª Festa de São Pedro Pescador, na Praça de Eventos da Avenida Iperoig. A importância dessa manifestação agrega maior valor na medida em que alcança uma maioridade de 85 anos. Em parceria com a Paróquia Exaltação à Santa Cruz e Colônia dos Pescadores (Z-10), estamos preparando repertório comemorativo, que visa contemplar sua valorosa tradição.


Programação:


Dia 25 – Quarta-feira20h00 Abertura Oficial da Festa21h00 Concurso “Rainha dos Pescadores”22h00 Banda Criativa

26 – Quinta-feira20h00 Grupo de Xiba (Promirim) e Congada de Bastões de São Benedito (Poruba)22h00 Grupo Samba & Ousadia


27 – Sexta-feira20h00 Quadrilha e Dança da Fita do bairro do Itaguá22h00 Banda Djhaga


28 – Sábado09h00 Corrida de Canoas12h00 Almoço20h00 Premiação da Corrida de Canoas20h30 Grupo Fandango Caiçara22h00 Show com Sá & Guarabyra



29 – Domingo12h00 Almoço15h00 Procissão Marítima de Barcos17h00 Missa Campal20h00 Premiação dos Barcos22h00 Show com Renato Teixeira e Filhos Renato Teixeira entre nós

O festejado compositor e cantor Renato Teixeira, cuja infância passou por aqui, se apresenta mais uma vez em Ubatuba, onde guarda laços familiares profundos. Sua mãe Jacy reside entre nós, bem como outros parentes seus. O consagrado autor de Romaria, Olhos Profundos, Amora,... tem entre suas composições algumas peças inspiradas em Ubatuba, de onde carrega muitas amizades e lembranças. Seu irmão, Roberto de Oliveira, nasceu aqui. Seu pai, seu Renato, foi gerente do antigo Cine Iperoig, localizado onde é hoje o antigo Forum.Renato Teixeira quando criança teve influência de João Alegre. Costumava pedir a seu tio, Osmar, que o levasse até a praça da Matriz para ver e ouvir João Alegre entoar suas canções.Tocou muitas vezes com Dona Ophélia, na casa de amigos, nas vezes que veio aqui a passeio. Estar em Ubatuba sempre foi para Renato uma grata emoção, disse a mim mais de uma vez, e aproveito para citar dois versos de uma de suas canções.......“E ver o mar às vezes bem que é precisoPra ter certeza de ainda estar-se vivo.” Nesta oportunidade o abraçamos.
Pedro Paulo – Fundart


Inauguração do Memorial Ciccillo Matarazzo

Será no próximo dia 28 a inauguração do Memorial Ciccillo Matarazzo, incorporado ao prédio da Biblioteca Municipal Ateneu Ubatubense , construído em 1964 pelo ilustre ex-prefeito e que abrigou seu gabinete e de vários outros prefeitos que o sucederam.O Memorial Ciccillo Matarazzo contará com uma galeria de quadros dos ex-prefeitos e a reconstituição do gabinete de “Ciccillo”. Memória respeitada Celso Teixeira Leite - jornalista O projeto Memorial “Ciccillo Matarazzo” foi desenvolvido com o objetivo de documentar importante período da história política de Ubatuba, a partir de 1948, valendo-se de entrevistas, fotos de ex-prefeitos, documentos e depoimentos de seus familiares e de pesquisa junto a Câmara e Prefeitura Municipal. O memorial ocupa o gabinete de Ciccillo, prefeito de 1964 a 1969, antiga sede da Prefeitura mandada construir pelo homenageado, hoje abrigando a Biblioteca Municipal.A idéia foi criar um espaço dinâmico com alternativas de exposições contendo fatos históricos como a rebelião da Ilha Anchieta, a epopéia do telégrafo, da telefonia, da energia elétrica, o artesanato, o folclore, o futebol, o carnaval, os nossos escritores e poetas, enfim, lembrar e homenagear fatos e personagens que mereçam registro.O projeto foi idealizado pela Prefeitura Municipal e contratado pela Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba – Fundart, em 2007.

Ubatuba sente-se honrada em poder homenagear um dos seus mais ilustres prefeitos, com destacada atuação como industrial e reconhecido internacionalmente como um grande mecenas, cuja principal criação foi a Bienal de São Paulo. Reinauguração da Biblioteca Ateneu Ubatubense será dia 28 de junho Juntamente com o Memorial Ciccillo Matarazzo estaremos, Fundart e Prefeitura Municipal, reinaugurando a Biblioteca Municipal, cujo prédio comportou várias melhorias, desde o piso ao telhado, passando pelo forro e instalações sanitárias. Novas estantes guardarão o acervo.A informatização do acervo será outra providência.


“As Encalhadas” no Auditório Fundart

Com direção de Bibi Ferreira, a peça teatral As Encalhadas estará em Ubatuba no Auditório Fundart, no próximo dia 19 (quinta-feira) em duas sessões – às 19h00 e 21h00. As atrizes Mirian Palma, Iara Brasil e Viviane Alfano compõem o elenco.Os ingressos estão à venda nos seguintes locais: CCAA, Doce Mania, Papelaria Marques, O Marinheiro Pizzaria, Fundart.

Nenhum comentário: