Segundo o dicionário Aurélio, fandango é um baile popular, especialmente rural, ao som da viola ou da sanfona e no qual se executam várias danças de roda e sapateadas, alternadas com estrofes cantadas
O grupo de Congada do Puruba deu um show durante a festa
Os jovens do Projeto Guri - Quilombo da Fazenda - animaram o público, com uma batucada contagiante
O I Fandango Caiçara, realizado no último fim de semana, dias 19 e 20, reuniu centenas de pessoas, que foram ao Sertão do Ubatumirim, somente para prestigiar a cultura caiçara, com suas comidas, músicas e danças típicas. Durante os dois dias de festa, violeiros e grupos de dança se revezaram no palco, atraindo a atenção do público. O evento foi uma realização das comunidades da região norte, em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, por meio da Fundação de Arte e Cultura e da Administração Regional Norte.
O prefeito de Ubatuba esteve na festa e prestigiou algumas das delícias servidas, como a costela no bafo com mandioca e a polpa da semente Juçara, parecida com o açaí. “Tenho muito prazer em participar das festas tipicamente caiçaras, porque reencontro velhos amigos e me emociono com as manifestações culturais. A comida também é sempre farta e muito gostosa.”
O cardápio caiçara
A Festa teve início com a apresentação dos jovens do Projeto Guri – Pólo do Quilombo da Fazenda. Sob o comando do professor Samuel Dutra, os alunos apresentaram ritmos variados da cultura afro-brasileira, aprendidos na Oficina de Tambores. Também aconteceram apresentações da dança “bate-pé”, conhecida como Xiba, com caiçaras da Praia Vermelha do Norte e do Prumirim. A Congada de São Benedito ficou por conta da Comunidade do Puruba, comandada pelo “Seo” Benedito Fernandes.
Depois das apresentações no palco, o público também caiu na folia, batendo os pés e levantando a poeira, com as danças típicas dos caiçaras, como a ciranda, a cana verde, a canoa e a dança do caranguejo. Os músicos também encantaram o público, com modas de viola e repertório regional. Destaque para as duplas Acauã e Pantanal, Rikson e Hanson, o cantor popular, Maverick, o grupo Fandango Caiçara e a Banda Lira Padre Anchieta, que ensaiou um repertório especial para a Festa.
Na opinião do presidente da Fundart, o Fandango Caiçara tem um grande potencial turístico, além de servir de estímulo para a preservação da cultura local. “Este tipo de evento é muito importante para divulgar e manter as nossas tradições. A parceria entre comunidade e poder público faz com que essas danças e essas músicas, que geralmente acontecem nas vilas e comunidades tradicionais, possam ser prestigiadas e conhecidas por todo o público.”
Fonte: Assessoria de Comunicação - PMU
Nenhum comentário:
Postar um comentário