O projeto tem como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância de uma alimentação saudável, além de promover um contato direto com a natureza e despertar o interesse sobre a preservação do meio ambiente
A Escola Municipal Altimira da Silva Abirached aderiu à idéia das Hortas Suspensas. Na última quinta-feira, 20, cerca de 50 alunos de 1ª a 4ª séries aprenderam a técnica, que traz consigo conceitos de educação ambiental e alimentação saudável. O projeto está sendo desenvolvido pela Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Smapa) e já atingiu diversas escolas do município.
Trabalhando em parceria com os professores e utilizando o princípio da transversalidade no ensino, o projeto tem como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância de uma alimentação saudável, além de promover um contato direto com a natureza e despertar o interesse sobre a importância da reciclagem e preservação do meio ambiente. As hortaliças produzidas nas hortas são inseridas na merenda ou distribuída entre os alunos participantes.
Conceitos importantes - Ao participar da realização de hortas nas escolas, os alunos aprendem técnicas de adubação, irrigação, compostagem orgânica, além de aulas sobre sementes, produção de mudas e a prática. A reciclagem é aplicada, utilizando materiais como garrafas pet, caixinhas de produtos longa vida e outros materiais que podem ser reaproveitados para a montagem das hortas suspensas. A compostagem também é feita com materiais que sobram nas cozinhas, como folhas de hortaliças, cascas de frutas, legumes e ovos.
Dentro de recipientes como a garrafa pet, é possível cultivar as mais diversas ervas aromáticas e medicinais, além de hortaliças, como alface, rúcula, tomate, pimentão, almeirão, espinafre, chicória, pepino e outros. Para isso, é preciso apenas uma pequena área onde incida sol em algum período do dia e um pouco de disposição para cuidar das plantas.
As aulas e as assistências técnicas dadas às escolas que se interessam pelo projeto são prestadas pelo engenheiro agrônomo da Smapa, Jefferson Castilho e pelo gerente de
agricultura, Aparecido Cardoso. Os diretores e professores que tiverem interesse em implantar o projeto em suas escolas podem entrar em contato pelo telefone 3833-3500. (Fonte: PMU)
Nenhum comentário:
Postar um comentário