quinta-feira, 13 de setembro de 2007

CULTURA EM DESTAQUE : NOTICIAS DA FUNDART

NOTÍCIAS DA FUNDART

Teatro de Bolso de Ubatuba estréia hoje - Será nesta quarta-feira, 12, às 20:30 horas a apresentação do Teatro de Bolso de Ubatuba, no Auditório Fundart, Sobradão do Porto, pela Cia. “Abençoados por Cunhambebe”. O ingresso custa 01 Kg de alimento. Dia 19, próximo, quarta-feira, o grupo voltará ao palco, no mesmo endereço e horário. E a terceira apresentação acontecerá dia 26 próximo.
:;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;
Anchieta volta ao seu lugar - Restaurada pela Fundart, a estátua representativa do Padre José de Anchieta já está colocada em seu lugar de origem e será reinaugurada, com os devidos restauros, dia 14 próximo, às 18:00 h.
O ato ocorrerá quando da missa campal pela Paz de Iperoig a ser celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Antonio Altieri, do Litoral Norte, com a presença dos párocos da nossa região. “O Padre José de Anchieta representa um marco importante de nossa história e por isso sua memória precisa ser preservada em função dos valores da comunidade ubatubense”, disse o presidente da Fundart, Pedro Paulo.
...........................................................................
51ª Festa de Nossa Senhora das Dores - De 14 a 16 de setembro em parceria da Comunidade do Itaguá, Prefeitura de Ubatuba e Fundart acontecerá a Festa de Nossa Senhora das Dores no Itaguá a partir das 19:00 h e somente no dia 16 a partir das 10:00 h com a tradicional Corrida de Canoas. Às 19:30 h do mesmo dia, haverá missa de encerramento.
Na festa deste ano, a Comunidade do Itaguá homenageará Ney Martins. Os festeiros, Mário Ricardo e Fernanda, estendem o convite à toda a comunidade ubatubense.
...............................................................
Paz de Iperoig - Além da missa campal do dia 14 próximo, às 18:00 h, o evento do dia 16, no Itaguá, na Capela de Nossa Senhora das Dores, também será comemorativo da Paz de Iperoig, incluindo a homenagem a Ney Martins.
..............................................................
Encontro Cultural Caiçara - Será na praia da Enseada, a partir das 13:00 h do dia 14, o I Encontro Cultural Caiçara, promovido pela Sociedade Amigos da Enseada e Associação dos Pescadores da Enseada, em parceria com a Fundart e Prefeitura de Ubatuba.
O primeiro encontro apresentará músicas e danças típicas caiçaras e o Grupo Fandango Caiçara, mostrará um repertório bastante variado constituído de músicas tradicionais de nossas raízes, a partir de pesquisas realizadas pelo próprio grupo. Na execução de seu show são usados instrumentos feitos artesanalmente sob a orientação de Mário Gato, componente do grupo e rabequista. “Realizo oficinas de macheto e rabeca, na Fundart, e fiz o instrumento que toco”, disse Mário Gato.
...........................................
I Semana Ubatuba História Cultura e Arte - O evento que teve a parceria Fundart, Unitau, Secretaria de Educação e Prefeitura de Ubatuba foi muito bem sucedido. Começou dia 03 e foi encerrado no último dia 06.
No auditório da Unitau – Campus Ubatuba apresentaram-se: Banda Sinfônica Lira “Padre Anchieta”; Grupo Guaruçá; Grupo Fandango Caiçara; Camerata de Violões e Humor Caipira com Heyttor Barsalini.
Nas palestras tivemos: o Prof. Dr. Cyro de Barros Rezende, com o tema: Minorias e Cultura Caiçara: Uma construção ideológica; a Profª Ms. Rachel Abdala com o tema História Regional: Arte e Cultura; a Profª. Dra. Kilza Setti com o tema Memória Caiçara e o Prof. Ms. Glauco Barsalini que falou sobre Regionalismo e Cultura Caipira. Glauco Barsalini é o autor do livro Mazzaropi – o Jeca do Brasil.
Tivemos também a participação da Profª. Caroline Sabina, pós-graduada, com os temas: Do Santíssimo à Peixada: A Festa de São Pedro Pescador em Ubatuba. Juntamente com a graduanda em História, Joice Fernandes, Caroline apresentou o trabalho: Administrações: Personalidades da nossa História. Coube ao professor Rogério Estevenel falar sobre, Turismo e impactos geográficos em Ubatuba.
A curadoria da I Semana Ubatuba. História Cultura e Arte foi da Profª. Caroline Sabina Soares e Joice Fernandes. A coordenação foi do Grupo Setorial de História e Geografia da Fundart, através da Profª. Denique Rezende. Quincas Cruz fez a coordenação geral dos trabalhos, pela Fundart.
“Posso dizer que a I Semana Ubatuba. História Cultura e Arte mostra que a Fundart está no caminho certo no encaminhamento das questões ligadas à cultura”, disse o prof. Glauco Barsalini, que encerrou o ciclo de palestras, no último dia 06 de setembro.
..............................................
Retreta na Praça - O grupo Retreta “Maestro Pedrinho” da Banda Sinfônica Lira “Padre Anchieta” se apresentará no coreto da Praça da Matriz, às 20:45h do próximo dia 15.
..........................................................
Missa campal e folclore na Paz de Iperoig - No próximo dia 14, sexta-feira, às 18:00 h, a Fundart estará recolocando no mesmo local, na Praia do Cruzeiro, a imagem de Anchieta que foi restaurada. O ato será durante missa campal celebrada pelo bispo do Litoral Norte, Dom Antonio Carlos Altieri, que virá acompanhado dos 17 padres da região. A celebração faz parte das comemorações da Paz de Iperoig, quando Anchieta, em 14 de setembro de 1563, conseguiu a trégua entre índios e portugueses. Além disso, o público poderá conhecer de perto a etapa final do projeto de urbanização da Av. Iperoig, que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Ubatuba em parceria com o Governo do Estado.
Na Praia da Enseada, a partir das 10:00 h, também da sexta-feira, será a vez do 1º Encontro Cultural Caiçara, promovido pela Associação Amigos e Moradores da Enseada – AAME e Associação dos Pescadores da Enseada. O pessoal estará se concentrando em frente ao bar da Zenaide. O repertório é variado e contará com Congada do Sertão do Poruba, Grupo Guaruçá, Grupo Fandango Caiçara e Grupo de Xiba. Uma festa tipicamente caiçara comemorando a data. Fundart e Prefeitura Municipal de Ubatuba participam dos eventos.
.............................................
Ney Martins no Itaguá - A tradicional festa da Nossa Senhora das Dores do Itaguá completa 51 anos e será dedicada ao folclorista Ney Martins, recentemente falecido e um dos seus grandes incentivadores. Durante 3 dias deste próximo final de semana a comunidade do bairro e de outros lugares terá todas as noites programação religiosa e sadia, oportunidade para confraternização. Na sexta, após a celebração da missa às 19:00 h haverá som ambiente e serviço de cantina. No sábado, procissão às 19:00 h, com saída da Casa da Dona Mercedes e, após a missa, som ambiente e bingão. No domingo, às 10:00 h acontece a corrida de canoas e, à noite, após a celebração haverá cantina e som ambiente. A realização é da capela do bairro e da Paróquia Exaltação da Santa Cruz com apoio da Fundart e da Prefeitura Municipal de Ubatuba, local onde Ney desenvolveu seu valioso trabalho como folclorista durante os vinte anos da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba, que serão comemorados em novembro próximo.
............................................................
“Os meninos que vi crescer” - Impalpável e invisível como a música, porém concreto na lembrança, o autor desta frase referia-se aos músicos da Banda Sinfônica Lira “Padre Anchieta”; uma geração de músicos caiçaras comprometida com a magia da linguagem sinfônica e em estabelecer juntamente com as demais manifestações culturais de nossa cidade, o elo artista-povo.
Existem homens que simplesmente não permitem ser representados na história, eles preferem dela fazer parte; com isso, são capazes de transformar seu eco, seja com atos, ou com uma simples declaração. O ponto crucial é que a quantidade de significados contidos em “os meninos que vi crescer” tornou-se um bem de valor inestimável e indiscutivelmente, um patrimônio imaterial da Banda Sinfônica Lira “Padre Anchieta”.
Expressar-se com palavras não é muito fácil, talvez a subjetividade dos sons e dos timbres possam dizer mais, e somente dessa forma nós, da “Lira”, poderemos dizer: Obrigado Ney Martins, você também faz parte da nossa história! (

Fonte: Fundart)

Nenhum comentário: