terça-feira, 25 de setembro de 2007

AVES : Novos registros em ubatuba...

Lá pelos idos de 1996 quando fizemos o primeiro checklist das aves de Ubatuba compilando as listas de uma série de observadores, levantamos 280 espécies de aves. Em 2001, na segunda versão, registramos 380 espécies e na terceira edição em 2006 alcançamos a marca de 476 espécies de aves avistáveis em Ubatuba.

Ubatuba é realmente um local privilegiado para observação de aves. A razão principal de uma lista das aves de uma região é dar base para novos avistamentos, isto podemos notar pelas diferentes quantidades a cada edição. A própria edição de 2006, logo na sua primeira semana já recebeu acréscimos e constantemente vem recebendo colaborações importantes.

Dentre todas, somos obrigados (e felizes) em reconhecer as constantes colaborações de Dimitri Matoszko do Itamambuca Eco Resort. Sua personalidade reservada vai se constranger por citá-lo nominalmente, mas não tem outra maneira de reverenciar o trabalho que ele tem realizado. Trabalho que nasceu despretensioso e sem muita convicção na sua potencialidade. O Dimitri foi se entusiasmando aos poucos até se transformar no apaixonado por aves que é hoje.

O leitor pode comprovar pelas fotos que ilustram vários artigos desta coluna que sou fã de carteirinha do trabalho do Dimitri, trabalho que constantemente tem se avolumado em quantidade e qualidade.

Semana passada ele conseguiu dois fatos (& fotos) importantes. O primeiro foi de um beija-flor, o Glaucis hirsuta, Rufous-Breasted Hermit e o segundo é este patinho da foto, Podiceps dominicus que mudou para Tachybaptus dominicus (Least Grebe em inglês) ou mergulhão-pequeno. Se você clicar aqui vai encontrar um pouco mais da história dele.

Com essas e outras a nossa lista de aves saltou de 476 para 484 espécies avistáveis em Ubatuba.

Ao mestre Dimitri os nossos agradecimentos.


Nota do Editor: Carlos Augusto Rizzo mora em Ubatuba desde 1980, sendo marceneiro e escritor. Como escritor, publicou "Vocabulário Tupi-guarani", "O Falar Caiçara" em parceria com João Barreto e "Checklist to Birdwatching". Montou uma pequena editora que vem publicando suas obras e as de outros autores

Nenhum comentário: