domingo, 8 de março de 2015

ESPECIAL LIVRO " UBATUBA, ONDE A LUA NASCE MAIS BONITA " .PARTE 35

Em 1975, a Maria Comprida volta ao mar para fazer a trajetória Ubatuba-Paraty, cidade sul-fluminense , com o objetivo de incentivar os remadores da região para participarem das corridas de canoas realizadas em Ubatuba  tripulada por Arthur, Carrinho, Salvador Mesquita, Barrosinho e João Grande, Maria Comprida deixou a cidade as 5 h35 e as 17h15 estava atracando em um pequeno porto ao lado da Igreja Matriz de Paraty.





Anos mais tarde ,o Tamoios Iate Clube adquiriu a canoa, já bastante danificada, e posteriormente o Comodoro José de Magalhães Neto cedeu a Maria Comprida a FUNDART. Em Agosto de 1997, a canoa finalmente foi restaurada e no dia 15 de do mesmo mês a doação foi oficializada, ficando a Maria Comprida em exposição no Centro de Informações Turísticas na Avenida Iperoig. Nesse mesmo dia os remadores foram homenageados pela FUNDART  e pela Prefeitura Municipal de Ubatuba.


Louvores  ao surf


..........Em nossa alma, não encontramos o “ vídeo-tape” da sua história, entretanto, não é possível de  fazer registro , face a sua importância  e beleza coreográfica fantásticos. Veio, ficou e se expandiu de maneira a se transformar em objeto de mídia, profissionalizando-se para o regalo de sua gente. No Brasil, Ubatuba se inscreve como um de seus centros avançados , colocando seus atletas renomados, na galeria dos melhores do mundo.

Tanto mereceu que a Lei 1454, de 12 de junho de 1995 de autoria do Vereador Eduardo de Souza Cesar, sancionada pelo Prefeito Paulo Ramos de Oliveira, instituiu o lema  “ Ubatuba a Capital do Surf “, como o melhor símbolo que a modalidade poderia ostentar a se ufanar da sua história  e de seus campeões.

TEXTO EXTRAÍDO   DO LIVRO "  UBATUBA, ONDE A LUA NASCE MAIS BONITO " do Autor Justo Arouca - Editado em 2012..

Continua.........

Nenhum comentário: