QUEM FOI O DR. ALBERTO SANTOS ?

Quem foi Dr. Alberto?
 
Arquivo UbaWeb 
Dr. José Alberto dos Santos.
Dr. José Alberto dos Santos, conhecido pelos caiçaras de Ubatuba como Dr. Alberto ou simplesmente Alberto Santos para os mais íntimos. Nasceu na cidade de Ubatuba (SP), em 18 de agosto de 1890. Filho do Profº Francisco Lourenço dos Santos e Benedita Inácia Santos, também naturais de Ubatuba, assim como todos os seus avós.
Alberto Santos fez seus primeiros estudos no Colégio Dr. Esteves da Silva, um dos primeiros do Brasil. [O Colégio Dr. Esteves da Silva foi fundado em 18 de julho de 1896, sendo o primeiro diretor, o Profº Luiz Mariano Bueno - 1896 a 19 de março de 1907. Com a saúde agravada por problemas vasculares, pediu afastamento, vindo a falecer em 29 de março de 1908 (causa mortis - arteriosclerose - atestado de óbito firmado pelo Dr. Fausto de Freitas). O diretor Mariano, antes de se afastar, nomeou para substituí-lo o competente colega, o Profº Luiz Domiciano da Conceição.]
Porém, dada à precária situação pela qual atravessava Ubatuba, sem oferecer qualquer oportunidade de formação em nível técnico ou superior, com total carência de emprego e em franca






decadência econômica em face da abertura do Porto de Santos, tendo àquele se transferido para o Telégrafo Nacional, na Praça do Correio, aonde veio aposentar-se em 15 de janeiro de 1944 no cargo de Telegrafista, classe I, do Quadro III - Parte Suplementar do Ministério da Viação e Obras Públicas.
Na oportunidade em que residiu em São Paulo matriculou-se na Faculdade de Direito do Largo São Francisco ("Arcadas"), Universidade do Estado de São Paulo, concluindo o Bacharelado em Ciências Jurídicas na turma de 1922.
Recebeu inscrição perante a Ordem dos Advogados do Brasil sob nº 495. Contraiu matrimônio com Gilda Carneiro Magalhães dos Santos, gerando quatro filhos: ALBERTO MAGALHÃES DOS SANTOS (Albertinho), GILDO MAGALHÃES DOS SANTOS, EDGARD MAGALHÃES DOS SANTOS e GILBERTO MAGALHÃES DOS SANTOS.
Atendendo ao chamado do espírito democrático e constitucionalista que ressoava na época, alistou-se como soldado nas tropas revolucionarias do Estado de São Paulo, na revolução contra a ditadura de Getúlio Vargas. Na década de 1940, regressou da Capital Bandeirante advogando, e filiando-se ao Partido Social Progressista - PSP, do governador Adhemar Pereira de Barros, fundado em Ubatuba pelos caiçaras da gema e do centro: Trajano Bueno Velloso, Jehú Nunes de Souza (líder), Silvino Teixeira Leite, Geraldo Gonçalves (Seu Adinho) e João Bordini do Amaral.
Já desquitado, contraiu uma 2ª núpcias, com a Profª Aurelina Ferreira Santos (Dª LOLITA). Dessa união nasceu Márcia Ferreira Santos (filha única).
Dr. José Alberto dos Santos, foi o primeiro prefeito de Ubatuba democraticamente eleito em 1947 (voto direto) para o quatriênio de 1948-1951, sendo reeleito por mais duas vezes. Foi também vereador por duas vezes e presidente da Câmara.
Dr. Alberto faleceu em 17 de setembro de 1982, aos 92 anos de idade. Foi sepultado no Cemitério Municipal Santa Cruz de Ubatuba (campa nº 3965).
Alguns dados biográficos foram extraídos de documentos publicados pela família - Dr. Marcelo Santos Mourão (bisneto) e distribuídos para algumas pessoas, nas quais fui incluído. Recebi cópia com dedicatória: Ao amigo Nenê Velloso, - Dr. Edgar Magalhães dos Santos (filho).
Clique aqui para acessar a listagem dos textos (já publicados) da série Construindo o passado II.

Nota do Editor: Francisco Velloso Neto, é nativo de Ubatuba. E, seus ancestrais datam desde a fundação da cidade. Publicado no Almanak da Provícia de São Paulo para o ano de 1873. Envie e-mail para thecaliforniakid61@hotmail.com.

FONTE...........WWW.UBAWEB.COM

Comentários