quinta-feira, 29 de setembro de 2011

UBATUBA 1912......Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos



AVENIDA IPEROIG, DENTRO  DO CIRCULO VERMELHO , ESTÁ ANTIGA  IGREJA DOS NEGROS,.....Conheça um pouco da história dela ( já postada anteriormente neste blog...)


Na atual praça Nossa Senhora da Paz, no final da avenida Iperoig, onde fica a estátua doada pelo papa João XXIII em 1963, existiu a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, freqüentada apenas por negros. Construída durante o século XVI,era um espaço reservado para escravos uma vez que estavam proibidos de assistir cultos religiosos em companhia dos brancos em outras igrejas. Esta situação somente foi alterada com a abolição da escravatura no Brasil. Ao longo da história, a praça recebeu os nomes de Rosário, Marechal Deodoro e Bandeira.

Em 1913 , o padre Paschoal Reale à frente do projeto de restauração da atual Igreja Matriz autorizou o aproveitamento do material da Igreja do Rosário mesmo porque já não era viável a reforma desta última pois estava em ruínas. É dessa época a remoção do altar mor para a matriz onde está até hoje.

Nenhum comentário: