quarta-feira, 18 de maio de 2011

REVENDO A HISTORIA DO GRUPO ESCOLAR DR. ESTEVES DA SILVA E SUA HISTÓRIA





O primeiro Grupo Escolar de Ubatuba foi criado por Decreto, datado de 1º de julho de 1896, reunindo assim as escolas urbanas em um único grupo escolar. O Professor Francisco de Paula Cortez, vindo da vizinha cidade de São Luiz do Paraitinga deu início a esta tão importante tarefa educacional, favorecendo muitas das gerações ubatubenses. Os professores Benedito Juvenal de Escobar e Aquino, Francisco Lourenço dos Santos, Francisco de Paula Cortez e o professor – diretor, Luiz Mariano Bueno formaram o primeiro corpo docente deste estabelecimento educacional, que curiosamente não eram diplomados, mas tinham o reconhecimento através de concursos na Capital.


A localização do antigo e do atual prédio educacional encontra-se na Rua Jordão Homem da Costa, fazendo frente com o Rio Grande, cuja denominação é “Grupo Escolar Dr. Esteves da Silva” que foi instalado nesse lugar, em 18 de julho de 1896. O primeiro prédio era de propriedade de Dona Joana Rosa dos Santos Nobre, também conhecido como Solar dos Pires Nobre, adquirido e comprado pelo Estado em 1910. Era um prédio de arquitetura simples, mas elegante e com características coloniais, situado em uma chácara que acompanhava as curvas do Rio. Palmeiras, mangueiras frondosas entre outras árvores, completavam o belo cenário mas o passar dos anos resistindo à ação do e a falta de manutenção fizeram do edifício ruínas. Sua demolição total se realizou em 1943.

O atual prédio do Grupo Escolar Dr. Esteves da Silva, demorou anos para ser concluído. Enquanto isso, as mesmas salas foram espalhadas em vários pontos da cidade pela Prefeitura no aguardo conclusão do novo prédio na mesma chácara dos Pires Nobre

Até 1987 o Grupo Escolar funcionava como uma escola masculina , e então, arrojadamente, houve uma anexação de três escolas femininas o que não foi aceito pelas autoridades estaduais do ensino que determinaram a volta às antigas escolas. No ano seguinte, o mesmo aconteceu com as turmas masculinas, voltando os mesmos às antigas escolas dos bairros distantes, fechando-se assim o Grupo Escolar. Em 1900, o Grupo Escolar foi reaberto com o Professor Luiz Mariano Bueno como diretor, reassumindo suas turmas masculinas. Em 1908, o grupo feminino também voltou de vez a fazer parte das turmas de estudantes daquele estabelecimento escolar e até hoje o Grupo Escolar cumpre sua missão de formar crianças, jovens e adultos no ensino público educacional de Ubatuba. Há 109 anos o Grupo Escolar “Dr. Esteves da Silva” exerce o papel mais nobre na sociedade, educar para a vida e a civilidade.

Antes mesmo do primeiro Grupo Escolar se tornar realidade para a educação municipal de Ubatuba, um outro estabelecimento de cunho educacional deu também dignidade ao passado da cidade. Alfredo Augusto da Silveira e José Bernardo Gonçalves Duarte fundaram em 4 de julho de 1875 o Ateneu Ubatubense, estabelecimento este voltado à educação literária. Chamado de Gabinete de Leitura Ateneu Ubatubense, um grupo de associados utilizava uma rica biblioteca particular com mais de 5.000 volumes, para desfrutar o prazer da leitura.

DO LIVRO   " UBATUBA , ESPAÇO, MEMÓRIA E CULTURA " - ED. 2005 

Nenhum comentário: