SEJA BEM VINDO...AO BLOG UBATUBENSE..

Bem vindo ao Blog Ubatubense...

MEMÓRIA....São lembranças , reminiscências , vivências de nossos ancestrais que permanecem vivas em nossa consciência. É ela a mediação entre o passado e o presente e garante que toda produção humana não seja em vão, tenha um sentido na construção do presente do presente. Tem ampla área de atuação: linguagens e códigos, ciências da natureza, matemática, ciências humanas ou qualquer outra área gerada pelo pensamento humano. Cabe lembrar a importância da aventura que propomos para garantir a memória de nossa cidade e nossa entidade, tendo em vista as profundas alterações históricas ocorridas em nossa região, a partir da segunda metade do século XX. Mudanças que vão desde a alteração na ocupação do espaço, bem como na forma de vida e principalmente em grandes ondas de migrantes que chegam a Ubatuba e que não tiveram acesso a essas lembranças.






terça-feira, 30 de novembro de 2010

UBATUBA 1956.....Ruas que receberam nomes de pracinhas da FEB na Maranduba

Carta dirigida a Construtora e Imobiliária Jequitiba enviada pela Associação dos Ex-Combatentes do Brasil, agradecendo a homenagem, datada de 31 de outubro de 1956.

Carta dirigida a Construtora e Imobiliária Jequitiba enviada pela Associação dos Ex-Combatentes do Brasil, agradecendo a homenagem, datada de 31 de outubro de 1956.



A Segunda Guerra Mundial, arquitetada pelo alemão Hitler, envolveu 72 Países e travou combate em todos os continentes. Durou de 1° de setembro de 1939, quando os exércitos nazistas invadiram a Polônia, até 8 de maio de 1945, quando eles se renderam.


O número de mortos durante as batalhas superou 50 milhões, aproximadamente 28 milhões foram mutilados e cerca de 110 milhões de homens e mulheres foram mobilizados, somente 30% da população não sofreu nenhum ferimento.


O que a Maranduba tem a ver com isso?



Em 1956 a Construtora Jequitibá realizava a terraplenagem do Balneário Maranduba quando solicitou a Associação dos Ex-Combatentes do Brasil uma relação de nomes de ex-combatentes falecidos nos campos de batalha da Itália. O propósito era homenagear esses valentes brasileiros dando seus nomes as ruas do empreendimento.



Ao lado temos a carta dirigida a Construtora e Imobiliária Jequitiba enviada pela Associação dos Ex-Combatentes do Brasil, agradecendo a homenagem, datada de 31 de outubro de 1956.







EMILIO CAMPI
Jornal Maranduba

Nenhum comentário: