Vista aerea de Ubatuba / Do Arquivo Blog Ubatubense
A Etimologia do nome UBATUBA tem merecido diversas e controvertidass opiniões por parte de inúmeros tupinólogos e historiadores, vamos conhecer algumas definições deles...
Azevedo Marques, disse certa vez que Ibatyba, que significa muita UBA, cana silvestre, na realidade abundante nesta região.
João Mendes de Almeida, a respeito , afirmou q. ser a corruptela de IBIY-ATU-BAE, que significa pequeno, raso, curto, no caso definindo a topografia da nossa baia: pequena e rasa, de pouca profundidade.
Já Theodoro Sampaio, em O TUPI NA GEOGRAFIA NACIONAL, ensina que UBATUBA , corrupção de YBATY-BA, SIGNICA ------ O FRUTAL, O HORTO. Ou então de UYBATYBA, o flechal, o canavial bravo. Esse mesmo autor, mais adiante, acrescentou que o nome UBATUBA...poderá ser decomposto em UBA-TYBA, significando abundancia de canoas, como tantas que havia nesta parte de Cunhambebe e de Aimberé.
Mas segundo o tupinólogo Rosendo Sampaio Garcia , o qual no estudo Á MARGEM DA ETIMOLOGIA DE UBATUBA, define que é possível aceitarmos UBATUBA na área geográfica paulista, como sitio de flechas , flechal, por assinalar com exatidão, o local onde o aborígine se supria de caniço abundante p/ a fabricação de suas emplumadas flechas.
Em PRIMEIRAS NOÇÕES DE TUPI Plínio Airosa, assim se manifestou : UBATUBA (Uyba-tupa) o local onde nascem, onde há abundância de caniços de flechas, próprios p/ flechas.
Existe outras definições sobre o significado do nome UBATUBA, mas podemos definir que na língua TUPI, sem duvida alguma quer dizer : flechal, taquaral, muita ubá.. Para justificar tal afirmativa pela observação de várias áreas do nosso município cobertas por extensos canaviais silvestres, vegetação conhecidas por nós por canas de ubás.
Assim como os caraguatás de Caraguatatuba, os ubás eram abundantes em Ubatuba
UBA-TUBA ....canas + muitas.... Ubatuba , então, esclarecendo e evitando qualquer controvérsia que simplesmente dizer FLECHAL, sitio onde abundam flechas e ubás. Em resumo : muita ubá.
FONTE :
Livro UBATUBA - DOCUMENTÁRIO , de Washignton de Oliveira
Nenhum comentário:
Postar um comentário