segunda-feira, 30 de agosto de 2010

LÁ VEM ESTÓRIA OU HISTORIA....Nossa Memória Através dos Pincéis

Boi do Veiga - Quadro de João Teixeira Leite

Ao primeiro contato, a impressão que fica é que estamos diante de um excêntrico, contudo João Teixeira Leite, é apenas um faz tudo, um curioso criativo, em última análise um autodidata.
Já há muito tempo trabalhando no comércio de artesanato, do qual foi um dos precursores, juntamente com seu Orlando Carneiro, nos bons tempos em que Ubatuba, recebia turistas que se interessavam pela cultura, a arte e gastronomia de nosso município, perfil bem diferente dos atuais visitantes, que bem mais pragmáticos, objetivam apenas o delicioso banho de mar em qualquer de uma de nossas 80 incomparáveis praias e, usufruir de uma das mais lindas belezas naturais, que os brinda ao longo da incrustada pérola do Litoral Norte Paulista, nossa amada Ubatuba.




Voltando ao João Teixeira Leite, este caiçara que tanto ama sua terra, certa feita foi procurado por uma turista, que desejava uma pintura que tivesse como tema, um motivo qualquer ligado a Ubatuba. João encomendou a obra a um pintor local, realizada a obra, esta no entanto por questão de estilo, não causou boa impressão à cliente. Sensibilizado com o desapontamento da turista o improvisado marchand, gesto contínuo, acabou fazendo um quadro que mostrava o casarão e suas cercanias, com cores fortes e vibrantes e que exteriorizava a priori a alma caiçara.
A mulher amou a obra e a adquiriu, surgindo ali, de forma inusitada o pintor primitivista João Teixeira Leite, que já pintou incontáveis números de quadros, sempre tendo como objeto, motivos ligados às tradições ou arquitetura de nossa cidade, contribuindo significativamente com que nossa memória, não seja apagada, ficando a disposição da posteridade, através das telas simples do nosso artista plástico João Teixeira Leite, que a eterniza em seus traços ingênuos, como fez com o saudoso Hotel Felipe, com os casarões que um dia existiram próximo à matriz, ou com os folguedos de carnavais, com os bonecos João Paulino e Maria Angú, os românticos mascarados, o bumba-meu-boi na versão ubatubense, a festa do Divino e os bonecos (judas) que são o deleite da molecada no sábado de aleluia.
João Teixeira Leite e seus bonecosOutra caraterística marcante do João Teixeira Leite, é seu envolvimento entusiástico com o carnaval. Numa certa época difícil em que a Prefeitura, por questão de economia, não pode investir no carnaval, o João não teve dúvidas, achou um pau retorcido na praia, que tinha a cara de um boi e juntamente com o Jacob, outro grande artista local, lançou o boi natureza, uma das poucas atrações e sucesso daquele ano no carnaval ubatubense. E assim segue João, com energia, vivendo despreocupadamente e ativamente participando da vanguarda artística e cultural de nossa cidade, de forma simples e alegre, pois o João Teixeira Leite de Ubatuba, é gente que faz com muita criatividade, o enriquecimento cultural de nossa terra, que tem lindas praia de areias douradas como em outro lugar não há...Fim do texto.



FONTE :

http://www.ubaweb.com/ubaweb/n6/6_art1.html


Ano 1 - Nº 6 - Ubatuba, 15 de Março de 1998

 Aládio Teixeira Leite Filho
    articulista@ubaweb.com

Nenhum comentário: