sexta-feira, 9 de maio de 2008

Fotos antigas comprovam a existência de fazendas antes da criação do Parque da Serra do Mar





Ubatuba - A comissão suprapartidária de vereadores, que visa defender o direito de comunidades tradicionais de Ubatuba, conseguiu um importante elemento, que deverá dar força aos trabalhadores rurais da região do Ubatumirim, em relação ao processo de identificação junto à Fundação Florestal do Estado de São Paulo.
Os agricultores da região reclamam das diversas restrições impostas, com a criação do Parque Estadual da Serra do Mar, área que engloba diversos locais de plantio.
Os trabalhadores alegam que, a cultura rural no Ubatumirim é histórica e já tinha grande representatividade no município, bem antes da criação e delimitação do Parque. Entretanto, os caiçaras ainda não tinham conseguido comprovar a existência de roças e pequenas fazendas, que já faziam parte da região antes mesmo da construção da Rodovia Rio-Santos. Foi justamente na obtenção de “provas”, que o legislativo ubatubense conseguiu um avanço significativo.
O presidente da comissão, Charles Medeiros, solicitou e recebeu da Secretaria Estadual de Agricultura, diversas fotos aéreas antigas do sertão do Ubatumirim, que mostram a existência de grandes roças, desde 1960. O Parque Estadual da Serra do Mar foi criado em 1977 e tornou as roças já existentes, área de proteção ambiental.
A Fundação Florestal, os órgãos licenciadores do Estado e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais estão participando do Plano Integral de Propriedade, que visa redefinir os espaços utilizáveis dentro da bacia do Ubatumirim.
Segundo o presidente da comissão suprapartidária da Câmara Municipal, Charles Medeiros, as fotos antigas irão dar maior sustentação às reivindicações dos agricultores, durante as discussões.
“A imagem mostra muita coisa, tem foto de antes da construção da Rodovia Rio-Santos, portanto, existe a comprovação de que a agricultura faz parte da tradição caiçara de Ubatuba, afinal, antigos moradores relatam que, em épocas do descanso do solo, muitos trabalhadores do sertão saiam para o mar em função da pesca”, completa o vereador, acreditando que, as restrições impostas, com a criação do Parque Estadual da Serra do Mar, interferiram diretamente na cultura e economia das comunidades instaladas na região do Ubatumirim e precisam ser revistas. (Fonte: Imprensa Livre)

2 comentários:

crisbela disse...

e aí nenê, blz? estava fuçando na net, e achei sua página, adorei, continue com essa força, que DEUS lhe deu, sempre pra frente...abraços..Luiz Antonio Pereira---ZICO...

Marinete disse...

Olá,Sívio estive pesquisando alguns assuntos, na net, referente a cidade de Ubatuba.Seu trabalho foi de fundamental importância para a conclusão eficaz do mesmo.Parabéns!!!!Um abraço!!Marinete.