terça-feira, 18 de março de 2008

PROCISSÃO DO FOGARÉU EM UBATUBA...






Uma das mais tradicionais manifestações religiosas do Brasil, sendo ela introduzida em meados do século 18, mais precisamente no estado de Goiás.


Hoje restam pouquíssimas cidades que resistem a essa tradição e Ubatuba num ato de resgatar esta manifestação a qual havia se perdido desde 1954, no ano de 2006 retomando graças às pesquisas realizadas pelo geógrafo e professor Rogério Estevenel e apoio incondicional dos Franciscanos Menores conventuais e Guarda Mirim de Ubatuba; impressionando os fiéis que lotaram a igreja Matriz.


A celebração, que dá continuidade a uma tradição de pouco mais de 200 anos, consiste em encenar as principais passagens bíblicas que antecedem a crucificação, nela, os farricocos, homens encapuzados com mortalhas em negro e roxo, carregam tochas acesas, representando o caminho dos romanos até o momento da prisão de Cristo.

A cerimônia é rica em detalhes e beleza plástica. As figuras encapuzadas remontam as cerimônias espanholas, mais especificamente às de Toledo, Sevilha e ao período da Inquisição. A escuridão, as tochas, a rapidez, os encapuzados, o som das matracas que simbolizam as chicotadas em Jesus, o trote dos cavalos que são feitos por cascas de coco criam um clima medieval assustador e excitante de beleza ímpar.

Em Ubatuba essa tradição era muito conhecida e era desenvolvida pela Irmandade do Senhor dos Passos (hoje também extinta) por enquanto!!!), que em noite de Quinta-feira Santa percorriam as ruas da cidade ao som de numerosas matracas, tochas carregando um belíssimo estandarte de Nosso Senhor preso e o baldaquino com as hóstias a serem depositadas no altar do sepulcro após a procissão. Hoje apenas os moradores mais antigos se lembram desta procissão, a qual foi muito aguardada o ano passado.

A retomada desta tradição trouxe de volta uma proposta nova de resgatar e valorizar as nossas manifestações religiosas e a expectativa se repete este ano.





QUINTA FEIRA SANTA

20 DE MARÇO DE 2008

LOCAL: PRAÇA SANTOS DUMONT

(AO LADO DO AQUÁRIO)

HORÁRIO: 21:15h

ITINERÁRIO PELAS AREIAS DA PRAIA DO CRUZEIRO RUMO A MATRIZ

FÉ, TRADIÇÃO E RESGATE

PARTICIPEM



FONTE : Rogério Estevenel de Oliveira

Um comentário:

Kagahn disse...

Warning! See Please Here or Here