CONFIRA A 1 2 ª PARTE DO LIVRO " UBATUBA , ESPAÇO , MEMÓRIA E CULTURA "

7. TENÓRIO

Localização
A praia do Tenório está a 4 km ao sul do centro de Ubatuba, bem próxima, em um condomínio de casas de veraneio onde possui uma guarita de entrada. Ela está entre as praias, Grande e a Vermelha do Centro.

Acesso

O acesso à praia do Tenório pode ser realizado pelo bairro do Itaguá, para quem vem do centro pela Av. Leovegildo Dias Vieira e depois seguindo pela Av. Capitão Felipe, pegando a Rua Irene já no bairro da praia do Tenório; ou ainda, pela Praia Grande, seguindo a marginal no sentido centro até chegar a uma guarita no condomínio da praia.


Olhar
Tenório é um cartão postal de Ubatuba com seu mar azul, areias brancas e ondas regulares. Ornamentada por frondosos abricoteiros .

Esta praia é ideal para fazer caminhada ao longo de toda sua orla, arborizada e ladeada por rochedos. Praia de areias finas, brancas e macias. A construção de quiosques afeta a paisagem desde a qual se pode observar a Ilha Anchieta e o resto da baia central de Ubatuba.

Por volta do ano de 1.700, quando Ubatuba ainda era uma Aldeia, contava entre suas praias com o sitio do senhor Manoel de Oliveira Thenório, descendente direto de colonizadores portugueses. Após seu assassinato, praticado por seu afilhado Zé do Porfírio, a família vendeu a propriedade. Mais tarde o terreno veio a pertencer a Vladimir Toledo Pizza que construiu um alambique onde se fabricava “pinga de Iperoig”, aí os visitantes do sitio “matavam o bicho”, que em caiçara significa beber muito.

Hoje em dia, a praia do Tenório possui uma boa infra – estrutura de quiosques, posto de salva – vidas e um lugar interessante para a prática de esportes náuticos. Também possui água potável e energia elétrica, a rede de esgoto ainda não foi liberada. O transporte público chega às proximidades da praia do Tenório. Existe a atividade da pesca na praia e quando a ondulação do mar vem do sul ou do sudeste, o canto direito da mesma é propício para a prática do surfismo.

A gastronomia se dá em pequenos quiosques à beira mar no Tenório, oferece petiscos de frutos do mar, lula frita, peixe azul marinho com banana, casquinha de siri e uma diversidade de peixes acompanhados de refrescante cerveja, a bebida nacional.

Demanda Turística

Tenório é um atrativo natural bastante freqüentado por turistas e moradores, possui uma ótima balneabilidade, além da infra – estrutura oferecida. Mesmo sendo identificado o uso turístico desses atrativos naturais, ainda é necessário o planejamento e a criação de novas ações estratégicas capazes de fomentar o turismo neste lugar, para que haja um melhor aproveitamento. O desenvolvimento bem planejado do turismo exige um plano ou uma estratégia de desenvolvimento regional e este deve ser flexível para que de acordo com as circunstâncias contextuais possa haver ajustes e reformulações em relação às mudanças internas e externas. O processo de planejamento, afirma Chris Cooper é minucioso e necessário (Cooper, 2001: 253).

A complexidade da industria turística requer de cuidados, pois a sua abrangência: econômica, ambiental e social compromete o desenvolvimento do local, porém da região como um todo. A questão da sustentabilidade, segundo o autor anteriormente citado, e o próprio planejamento, a solidez e a consistência do mesmo. Falamos da praia do Tenório como exemplo de um planejamento específico, mas a sua extensão e aproveitamento têm a ver com todo o município de Ubatuba.

As falhas no plano de desenvolvimento da praia do Tenório talvez sejam causadas pelo descuido ou omissão em alguns estágios do planejamento ou implementação, mas gostaríamos de salientar que pode haver ações corretivas que podem ser desenvolvidas para diminuir alguns de seus problemas.

As pessoas que freqüentam a praia do Tenório buscam principalmente surf, pesca, descanso e diversão. Elas se estão preocupando cada vez mais com o meio ambiente, evitam poluir e jogar lixo, mas a consciência em relação à preservação do meio ambiente ainda deve ser uma consigna mais generalizada. A preocupação com o meio ambiente turístico seja este natural ou artificial está ligado à noção do desenvolvimento sustentável. Uma atividade ecológica pode ajudar no crescimento econômico a longo prazo, oferecendo um produto turístico melhor, economizando recursos e melhorando a visão do público a respeito do atrativo turístico.

8. PRAIA VERMELHA DO NORTE

Localização

A praia Vermelha do Norte está no km 40 da BR 101, no município de Ubatuba. A 9 km do centro e situada entre os bairros de Perequê – Açu e Itamambuca, sua extensão é toda beirando a rodovia. Famosa pelo Red Beach (bar) um ponto de referência

Acesso

Existe apenas uma linha de ônibus que passa beirando a praia Vermelha, a linha Centro – Picinguaba da empresa Cidade de Ubatuba. O Ônibus passa de 30 em 30 minutos e vai até a última praia do Norte, e é descer do ônibus ou do carro que já está na areia da praia.

Olhar
A praia Vermelha é de areia grossa, de cor avermelhada e ondas fortes, atraindo mais surfistas que banhistas. Além do surf, as condições naturais desta praia proporcionam também a prática da pesca e mergulho de costeira.

Área de lazer, esporte e descanso, a praia Vermelha do Norte é um local limpo e bem conservado. DE fácil acesso, a praia conta também com a infra – estrutura do Red Beach, onde se pode comer bem, se divertir no Parque Aquático e na noite curtir a balada oferecida pelo local. Red Beach é um atrativo turístico produzido cujo papel principal é o entretenimento. Este tipo de atração é voltado para o usuário, parque temático e de lazer, um centro de férias para toda a estação, entretanto, a sua demanda permite que o local funcione em datas determinadas dependendo do fluxo de público da praia Vermelha do Norte.

A praia possui uma unidade de conservação chamada PROVEN (Pró – Vermelha do Norte) que luta pela preservação da praia e contra o impacto causado pelo funcionamento do Red Beach que ocasiona um enorme prejuízo na paisagem do local, ocasionando poluição visual e de vez em quando sonora pelos eventos ocorridos no local.

Vermelha do Norte possui apenas uma construção, o complexo Red Beach Park, centro que atrai um número de turistas considerável. A praia possui infra – estrutura básica de energia elétrica, água encanada e sistema de esgoto composto por fossa.

A origem do nome praia Vermelha tem duas versões, a primeira é que se deve ao reflexo do sol que deixa a areia avermelhada; a segunda, e menos provável é que se deve à matança de baleias há alguns anos que deixou a areia desse jeito, vermelha de sangue.

O próprio Red Beach possui uma casa noturna situada fora da área urbana e funciona, nos mesmos horários do Parque. Diferentes tipos de eventos são realizados, desde shows até serviços de alimentos e bebidas. A casa oferece som ambiente além de diferentes preços para os distintos eventos, possui uma pista de dança com musica ao vivo num palco localizado ao fundo do local. O visual é verdadeiramente atraente em frente da praia.

Demanda Turística

A maioria dos turistas que visita a praia Vermelha são de São Paulo, Rio de Janeiro, Vale do Paraíba e também do inteiro do Estado.

O funcionamento do Parque Aquático Red Beach Park é temporário, dezembro, janeiro, fevereiro e feriados, nesse período conta com uma infra-estrutura básica de lixeiras, segurança, sanitários, estacionamento, locais para alimentação e banho. Há também um campo de futebol para uso público, onde não se cobra taxa de utilização, mas existe restrição de uso na maioria dos casos após as 16 h.



TEXTO EXTRAÍDO DA OBRA : Ubatuba, espaço , memória e cultura
Autores : Juan Drouguet e Jorge Otávio Fonseca
Documentátio sobre a cidade de Ubatuba, levantamento completo sobre a verdadeira história da cidade, feito sob o olhar de um caiçara e de um turista,

O livro pode ser encontrado na Biblioteca Municipal de Ubatuba, localizada na Praça 13 de maio, Centro - Ubatuba-SP



Próxima atualização (13 º Capitulo), 18/02/2008

Comentários