quinta-feira, 18 de outubro de 2007

NASCE A 2 ª RÁDIO DE UBATUBA - Rádio Costa Azul AM Ltda.

Foram quase duas décadas de participação da Rádio Iperoig na história cívica ubatubense. Contudo, a trajetória da primeira rádio de Ubatuba finalizou por volta dos anos 1975/1976. Em seus últimos anos de vida, um locutor, José Benedito Rodrigues (JB), hoje locutor da Rádio Costa Azul, também nos forneceu algumas informações sobre o fechamento da rádio Iperoig. Segundo JB, em 1974 a rádio Iperoig estava arrendada pelo empresário de comunicações Douglas Melhen, que era sócio proprietário da rede de Piratininga de Rádio. A emissora de Ubatuba havia sido dirigida por Alfredo Breneizer, depois substituído pelo senhor Otávio Ceschi, que é pai do apresentador da Rede Bandeirantes de Televisão: Otávio Ceschi Júnior. Com a cassação da Rádio Piratininga pelo AI-5 - um Ato Institucional do governo federal da época, o arrendatário perdeu o interesse pelas afiliadas, abandonando completamente o contrato em vigor. Assim, o proprietário da Rádio Iperoig, o senhor Topedini Pagâno, não se interessou em retomar a direção da mesma, que já passava por sérios problemas de ordem financeira e documental. O pedido de renovação de autorização para o funcionamento da rádio junto ao Ministério das Comunicações não foi efetuado, levando a sua concessão a ser cassada por volta do ano de 1976.

Logo, no decorrer dos próximos 6 anos, um grupo de empresários da cidade de Ubatuba, interessados na manutenção de um veículo de comunicação para o município, foram à Brasília, no Ministério das Comunicações. Este grupo era formado por: José Benedito Rodrigues (JB), César Luís Fonseca, Elídio José Filho (Ditinho Jaty), Herculano Barros Pinto (Maestro). E, em Brasília, conversaram com o Dr. Domingos Chabaldi Poti, assessor especial do Ministro Euclides Quandt de Oliveira, que os orientou a oficializarem a sociedade e que entrassem com o pedido de Abertura de Concorrência Pública. Foi o que fizeram, entregando pessoalmente ao Ministro das Comunicações presente em Ubatuba, para a inauguração do sistema de DDD para o município. A partir daí outros grupos se formaram com a mesma idéia da concessão de uma rádio, nesta disputa saiu vencedor o grupo da Rádio Costa Azul, no ano de 1981 .

De acordo com informações dadas pelo senhor Ari Mattos, locutor da Rádio Costa Azul, desde a sua fundação, a segunda e atual emissora da cidade foi criada e fundada em 23 de fevereiro de 1981, por Benedito Góes Filho, Benedito Lourenço dos Santos, Dr. José Nélio de Carvalho e Celso Teixeira Leite. Sua primeira sede localizava-se no bairro da Praia Grande, Jardim Praia do Sol. Depois, mudou-se para o centro na Rua Dona Maria Alves, e a seguir para a Rua Dr. Esteves da Silva. Seu atual endereço fica no bairro do Itaguá, na Av. Bernardino Querido, 546. A torre de transmissão tem 73 metros de altura e continua no mesmo lugar da primeira instalação. No início, o alcance das ondas era de 1000 watts, hoje tem uma capacidade de 5000 watts pegando toda a região e algumas cidades do interior. A primeira equipe técnica foi constituída por: Idomíneo Soares Neto, Rinaldo Rofino, Vital Moreira, Felipe Monteiro, Isac Costa e Marco Antonio Jordão. Os locutores eram: Ary Mattos, Odair Rofino, Clodoaldo Natanael, Tadeu Gilberto Serpa, Luiz Alberto Serpa, Paulo Ribeiro, Nelson Delfino e Augusto César Guará.

A Rádio Costa Azul já completou 24 anos de vida, mantendo uma trajetória impecável na radiodifusão local, ao acompanhar mais de duas décadas de história e desenvolvimento da cidade de Ubatuba. Vão ao ar acontecimentos da vida cívica, política, econômica e cultural da cidade, levando a informação e a prestação de serviços à comunidade, mantendo aos ouvintes informados das últimas notícias. A rádio tem na sua programação diária, uma variedade de programas, entre eles: os de cunho jornalístico, esportivo, programas de música sertaneja, MPB e Gospel. Sua atual equipe é formada por: Ari Mattos, Darbelli Delline, Luiz Alberto Serpa, Ari de Mattos Neto, Vine Luiz, Anna Lúcia Monti Mariotto, Felipe Monteiro, Edvaldo Prado, Luiz Carlos Frade, Aleíne Rodrigues, José Benedito Rodrigues (JB) entre outros.

Fonte : Livro " Ubatuba, espaço, memória e cultura " , dos autores Juan Drouguet e Jorge Otávio Fonseca, editado em 2005 ( Este livro você poderá encontrar na Biblioteca Municipal " Atheneu Ubatubense" , localizada na Praça 13 de Maio , centro - Ubatuba-SP

4 comentários:

Renato disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Renato disse...

Sou de Barbacena-MG e estou a procura de uma senhora que se chama Margarida. Trabalhei com ela no hotel Ubatuba palace em Ubatuba-SP no ano de 1976 e de lá pra cá nunca mais tive notícias dela. Sei que os familiares delas residem nesta na cidade de Lorena. Vocês podem me ajudar a encontrar esta pessoa? Hoje ela deve estar com 59 anos de idade.Meu E-mail é Renatoeleoterio@hotamil.com.

josiane disse...

Sou sobrinha do Ary mattos moro no sul de Minas..quero deixar essa homenagem ao meu Tio pois a anos esta nesta radio e nunca deixou a peteca cair...é um guerreiro e merece ser sempre reconhecido pelo seu trabalho!!!BJS tio te amo de montão!!!!Josi!

Cristiano disse...

Sou filho do Radialista e Advogado Cícero Ribeiro Gomes, q. com imensa indignção seu nome não aparece entre os locutores desta rádio, onde tinhamos grande prazer em ouvir, infelizmente devido a falta de consideração ou pouca informaçaõ sobre a história da rádio Costa Azul não mensionam seu nome na lista dos radialistas da mesma.
Cícero Ribeiro Gomes foi responsável por diversos programas como;Jornal da manhã transmitido das 7:00 as 8:00 e das 11:00 ao 12:00 diáriamente, o Programa Panorama e nas noites o Programa Noite de Gala.Sua Trajetória na rádio iniou-se em 1986 até 1992 com sua morte.
Sem mais,
Cristiano Gomes.