quinta-feira, 18 de outubro de 2007

DO LIVRO " Ubatuba, espaço, memória e cultura"

UBATUBA, O PRIMEIRO SOL DO VERÃO.

Quem acompanhar a trajetória do Trópico de Capricórnio no mapa, verá que ele se encontra, em sua rota imaginária ao redor do globo, com a cidade Ubatuba, localizada ao norte do litoral de São Paulo. E todos os anos, em 22 de dezembro, suas praias recebem os primeiros raios de sol do hemisfério sul, consagrando o início do verão. Essa metáfora espacial serve como ponto de partida para abordar a cidade desde uma perspectiva turística, uma das principais fontes de reconhecimento que se faz desta região do litoral norte de São Paulo.

Apesar de o Trópico de Capricórnio não ser conhecido como uma referência geográfica importante pelos meios de comunicação de massa e pelo público em geral, ele determina um dos motivos pelos quais Ubatuba é, em uma das estações do ano, a primeira a desfrutar do solstício de verão. O calor, a qualidade do clima e das águas coloca Ubatuba como um dos mais importantes recursos turísticos do litoral norte de São Paulo. As pessoas vão ao lugar em férias, pois o clima ameno atrai um fluxo turístico considerável à procura do sol e da Serra do Mar.

A linha imaginária que atravessa Ubatuba passa pela praia do Cruzeiro, próxima ao campo de aviação Gastão Madeira. Um símbolo concreto desse cruzamento é um globo de metal, sobre uma estrela dos ventos, localizado em uma das praças que hoje serve de marco de referência para o lazer e a recreação dos habitantes de Ubatuba. A função simbólica deste lugar convencionado para este fim reveste, o mesmo de um valor ímpar em termos de localização espacial.

Assim, o sol oferece em Ubatuba um espetáculo privilegiado, um dos cenários mais primorosos da aurora do verão de nosso país tropical. Tal explosão de beleza desenha o visual colorido do Cruzeiro e, junto às águas que banham a baía do centro, desenham um belíssimo cartão postal de Ubatuba.

O texto acima faz parte do 1 º Capitulo do livro : UBATUBA, ESPAÇO , MEMÓRIA E CULTURA", dos autores Juan Drouguet e Jorge Otávio Fonseca, este último é caiçara nato , é irmão caçula do editor desta página e deste site.

Um comentário:

eliana disse...

Estou fazendo uma pesquisa para escolares de quinta série, e preciso de informações sobre as quatro estações do ano de ubatuba, seria possivel vc verificar informações que tem no livro de seu irmão e passar para mim? agradeço antecipadamente Eliana